Por ocasião da Temporada Portugal-França 2022, o maat apresenta pela primeira vez em Portugal um amplo panorama da coleção pessoal de Antoine de Galbert.
Colecionador apaixonado por quebrar barreiras, Antoine de Galbert gosta de criar diálogos entre a arte contemporânea, as artes populares e a arte bruta na sua coleção. Figura reconhecida do mecenato em França, criou uma fundação com o seu nome e inaugurou em 2004 a La Maison Rouge, um centro de arte privado em Paris, cuja programação marcou a paisagem cultural parisiense até ao seu encerramento, em 2018. Antoine de Galbert prossegue a missão da sua fundação, nomeadamente de promoção de várias formas de criação atual, de suporte à investigação em História de Arte, de apoio aos artistas e críticos na edição de publicações, de contribuição para o enriquecimento de fundos museográficos através de doações e aquisições.
Inspirada na história e na função original do local de exposição, a temática da noite impôs-se, rapidamente. Através de um percurso pensado como travessia, do crepúsculo até ao amanhecer, da cegueira e da perda de referências até à esperança por melhores dias no horizonte, dos sonhos noturnos até à noite cósmica, a exposição convida os visitantes a percorrerem esse intervalo noturno, propício à expansão do imaginário, ao sonho e às visões do futuro.
Ler mais sobre a exposição, aqui.