JOURNEYS TO THE IN-BETWEEN
Caminhadas especulativas e conversas abertas por Artéria
Journeys to the In-Between consiste em três séries de caminhadas e conversas com curadoria da Artéria, que mergulham na chamada Grande Lisboa em busca de zonas de contato imprevistas entre as diferentes realidades urbanas homogeneizadas. Situa-se em lugares concretos, para desestabilizar binarismos que persistem na prática e no discurso relacionado com o espaço urbano, e para refletir sobre noções como centro e periferia, público e privado, caos e ordem.
Ultrapassando localizações geográficas, as noções de centro e periferia são aplicadas para traduzir relações de dependência — cultural, económica e política — reproduzidas entre dois tipos de lugares: os que estão no comando e os que estão subordinados. Enquanto a visão centrada, focada e nítida, isola o que é visto, refletindo a realidade numa sequência de imagens externas, a visão periférica, desfocada e fragmentária, situa o corpo, envolvendo-o no contexto. A partir de uma ótica centrada, a periferia designaria uma série de lugares inespecíficos e sem história, mas cheios de recursos desejáveis para o desenvolvimento do centro e a consequente manutenção da hierarquia. Como reconhecer as narrativas obscurecidas pela visão centrada? Que outras relações simbólicas podem ser produzidas se invertermos o mapa de Lisboa?
Journey #1 — Centro e Periferia
CAMINHADAS
Sexta-feira 24/07/2020 17.00 (em inglês)
Sábado 25/07/2020 17.00 (em português)
Numa caminhada que parte de Belém em direção à Trafaria (de barco), buscaremos delinear as intricadas relações historicamente produzidas entre o Norte e o Sul, atravessando diferentes temporalidades e narrativas do real e do ficcional. Por meio dos nossos corpos e sentidos, seguiremos marcas que traduzem ou desestabilizam a expressão desse jogo de forças no espaço e no imaginário do lugar.
As inscrições terminam 2 dias antes do evento
Ponto de encontro: Estação Fluvial de Belém
Um guia do museu estará no local a encaminhar o público e a ajudar na compra dos bilhetes de barco
Duração aproximada: 3 horas (aprox. 3 km)
Lotação máxima: 8 pessoas (em cada dia)
O bilhete da caminhada permite a entrada no museu durante todo o dia e a entrada no museu no domingo, para a conversa.
Nas caminhadas é recomendado o uso de máscara e é obrigatório o cumprimento das regras de distanciamento social. Recomendam-se roupas e sapatos confortáveis, água e lanche ligeiro. Custos com transporte público de barco para a Trafaria não estão incluídos, o regresso será feito em autocarro privado. Todas as actividades serão realizadas de acordo com as normas da DGS.
CONVERSA
Domingo 26/07/2020 17.00
Conversa aberta no maat, em português, com Susana Mourão e Sara Anjo, moderada por Ana Jara. Uma conversa aberta ao público onde será ampliada a reflexão sobre as noções de Centro e Periferia e a ação de caminhar enquanto método de investigação do território a partir da prática artística.