JOURNEYS TO THE IN-BETWEEN
Caminhadas especulativas e conversas abertas por Artéria
Em Lisboa, por entre lugares de contornos difusos e cortantes zonas de desenvolvimento, aprofundam-se as tensões no tecido urbano, e abrem-se interstícios permeáveis na sobreposição acidental de realidades heterogéneas. O maat e o desejo de explorar a complexidade da sua localização é a condição de partida para uma viagem pela Grande Lisboa, em busca de zonas de contato porosas, não-planeadas entre as diferentes paisagens urbanas homogeneizadas. Journeys to the In-Between situa em Lisboa o território de pesquisa, e propõe reconfigurar a percepção da cidade para questionar práticas e políticas urbanas.
Journeys to the In-Between opera a partir da transposição de algumas das principais oposições que subsistem nas práticas que moldam a cidade — centro vs. periferia, público vs. privado e caos vs. ordem — com o objetivo de desestabilizar binariedades discursivas e, em busca de espacialidades não-normativas. Journeys to the In-Between parte da experiência háptica de caminhar para traçar caminhos experimentais des-hierarquizados, e expandir as possibilidades do plano da cidade, enquanto território de contingências.
Journeys to the In-Between consiste em três conjuntos de "caminhadas especulativas" e "conversas abertas", onde a ação performativa do caminhar desenha ligações entre palavras, corpos e lugares, num exercício comum de montagem em tempo real, que catalisa a discussão numa realidade concreta. Cada caminhada será seguida por uma conversa no museu, reunindo convidados cujos trabalhos ensaiam modos de aproximação ao espaço e questionam as transformações territoriais, entre as disciplinas de estudos urbanos e as artes visuais e performativas.
Journey #1 — Centro e Periferia
Caminhada especulativa: 18/07/2020, sábado, 17.00
Conversa aberta: 19/07/2020, domingo, 17.00
Journey #2 — Público e Privado
Caminhada especulativa: 17/10/2020, sábado, 11.00 e 18/10/2020, domingo, 16.00
Conversa aberta: 17/10/2020, sábado, 16.00
Journey #3 — Caos e Ordem
Caminhada especulativa: 12/12/2020, sábado