A Arquitetura Segue o Peixe
Os nexos entre a vida no mar e a arquitetura
Uma colaboração com CCB Garagem Sul
A série de workshops A Arquitetura Segue o Peixe tem como objetivo compreender os fenómenos arquitetónicos que acontecem na costa como consequência das dinâmicas do mar, sejam elas naturais ou artificiais. Os peixes vivem em ambientes específicos: migram, desovam e movem-se segundo nuances da vida no mar, tendo em conta fatores como a profundidade ou a temperatura da água, os nutrientes disponíveis ou as correntes marítimas. Os pescadores usam uma grande variedade de técnicas para perseguir o peixe no mar e a história dessas técnicas é acompanhada pela história da transformação urbana. Não é fácil, mas é possível, seguir o percurso de uma história socioecológica da arquitetura associada às pescas, estabelecendo ligações entre determinadas espécies a viver em ambiente marítimo com forma e as dinâmicas das paisagens do litoral. A hipótese consiste em considerar que uma paisagem do bacalhau é diferente de uma paisagem da sardinha, do mesmo modo que estas serão diferentes de uma paisagem do atum.
Compreender os nexos entre a vida no mar e a arquitetura em terra requer uma boa dose de experimentação e ter a consciência de muitos aspetos da vida marinha, da história das suas representações aos hábitos alimentares e à transformação dos sistemas tecnológicos. A Arquitetura Segue o Peixe vai abordar estas reflexões reunindo arquitetos, académicos, jornalistas, biólogos e autores que lidam com temas e problemas relacionados com a arquitetura e a pesca.
Esta série de workshops é uma colaboração entre o maat, o CCB Garagem Sul, e o grupo de pesquisa Fishing Architecture. Este evento está associado à exposição O Mar É a Nossa Terra. A construção sensível da linha de costa (CCB Garagem Sul, 10 de marco 2020 – 17 de janeiro 2021).
Workshops
O Mapa do Bacalhau de Lisboa
Conduzido por André Tavares
Histórias da Pesca
Conduzido por MAP Office
Teoria do Aquário
Conduzido por Carson Chan