Skip to main content
CONTRA-ARQUITETURA introdução
Image
Counter-architecture Lucinda Correia
Image
Counter-architecture Lucinda Correia
Terminou
16/09/2020 - 31/01/2021
Text

CONTRA-ARQUITETURA
Re-construir a Realidade

Embora ainda não tenha sido oficialmente considerada uma época geológica, não há dúvida de que o Antropoceno domina o discurso tanto da Academia como do público em geral, estejamos ou não de acordo: a aparente supremacia da Humanidade sobre a Natureza é resultado das ações científicas e tecnológicas do Homem. Em 2019, cientistas de todo o mundo declararam o estado de "emergência climática" devido ao impacto da atividade humana no ambiente, parte significativa do qual se deve, presumivelmente, à indústria da construção. E isso não é tudo: o nosso modo de vida é, definitivamente, insustentável. Os recursos do planeta que continuamos a consumir não poderão mais ser substituídos por meios naturais. Portanto, assistiremos certamente a uma mudança de paradigma.

Se a cultura está intimamente ligada às formas de habitar o território, a arquitetura como sistema desempenhará um papel cada vez mais decisivo no processo de transformação que se aproxima. É, pois, necessário promover uma ideia filosófica, científica e económica de contra-arquitetura que permita reconceptualizar a nossa relação com a Natureza. A maneira como repensaremos a construção e a urbanidade, por exemplo, vai certamente estabelecer novos desafios, além de, num sentido mais amplo, redefinir a responsabilidade da arquitetura no impacto da intervenção humana sobre o meio ambiente.

Contra-arquitetura é um projeto de pesquisa colaborativo que se desenvolverá entre setembro de 2020 a janeiro de 2021 — quatro ações performativas, conferências e conversas de que resultará um livro verde, no ano em que Lisboa é a Capital Verde Europeia, para se ponderar o futuro daquilo a que chamamos “urbanidade”.

Ações performativas, conferências e conversas
A partir de quatro oposições de conceitos fundamentais — realidade/fantasia, controlo/transgressão, exibição/ocultação e lógica/absurdo — discutir-se-ão as metodologias de abordagem do impacto ambiental, no seu sentido mais amplo, e das práticas arquitetónicas e urbanísticas, visando gerar cruzamentos disciplinares produtivos e, certamente, confrontar os diferentes métodos de argumentação. Os convidados são membros da administração pública, arquitetos, engenheiros, geógrafos, promotores, cientistas, sociólogos, juristas, construtores e outros atores urbanos.

Sessão #1: 16/09/2020
Realidade / Fantasia
Ação Performativa, Videoconferência, Conversa 
16.00 – 20.00 

Sessão #2: 25/09/2020 
Controlo / Transgressão
Ação Performativa, Videoconferência, Conversa
16.00 – 20.00 

Sessão #3: 02/10/2020
Exibição / Ocultação
Ação Performativa, Videoconferência, Conversa
16.00 – 20.00 

Sessão #4: 07/10/2020
Lógica / Absurdo
Ação Performativa, Videoconferência, Conversa
16.00 – 20.00 
 

Livro Verde
Relatório síntese, dirigido à Administração Pública e Instituições Culturais, que reivindica propostas urbanas inovadoras (ou disruptivas face às abordagens convencionais) sobre a crise ambiental e a produção de espaço em todas as suas dimensões constitutivas, como um objeto crítico que reflete uma síntese integradora das ações performativas, das conferências, das conversas e das conclusões científicas.
Lançamento do Livro Verde: Janeiro de 2021

Co- organização: efabula (Lucinda Correia, Rosa Matias Baptista, Andreia Páscoa, Sara Reis, Marta Rema, Susana Sequeira)
Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.