Clima: Emergência > Emergente, conclusão
“Neste evento conclusivo, o Coletivo Climático propõe-se refletir sobre o último ano da sua programação. Relembramos os pontos altos do programa Clima: Emergência > Emergente e identificamos continuidades e preocupações partilhadas nas apresentações do nosso leque alargado e diversificado de oradores convidados. Situamos ainda o trabalho do Coletivo Climático no âmbito do último ano da crise climática global, tendo em conta o contexto dos quatro territórios de origem dos membros do coletivo: África do Sul, Brasil, Reino Unido e Estados Unidos.
Concluímos esta iniciativa de programa público com uma discussão em torno do trabalho contínuo e indispensável que temos pela frente: inventar novas formas de vida que nos ajudem a sair da espiral de morte das condições extrativistas do capitalismo racial e colonial propondo modelos de relacionamento ético, práticas de cuidar, solidariedade coletiva e futurismo reparatório.”
— Coletivo Climático: T. J. Demos, Molemo Moiloa, Susan Schuppli e Paulo Tavares
Concretizado ao longo de um ano, entre 30 de abril de 2021 e 27 de janeiro de 2022, o programa Clima: Emergência > Emergente concretizou-se online, no maat ext.. Neste espaço digital, o Coletivo Climático (criado pelo maat em 2020) apresentou nove conversas com convidados diversos, que continuam disponíveis, e também sete obras em vídeo, de diferentes criadores, com períodos de exibição finitos.
Conteúdos e mais informações disponíveis aqui.