Skip to main content
COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS
Image
Lisa Moura - maat Climate Collective
Image
Lisa Moura - maat Climate Collective
Terminou
30/06/2021 - 30/06/2021
Text

COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS
Com Olúfẹ́mi O. Táíwò

Para o evento de junho de 2021, o Coletivo Climático do maat convidou Olúfẹ́mi O. Táíwò, professor de filosofia da Universidade de Georgetown, para discutir as preocupações do seu trabalho de investigação sobre as compensações (ou reparações) ambientais. Depois do colonialismo e da escravatura transatlântica, como poderemos ponderar, e trabalhar no sentido de fazer surgir, futuros mais reparadores – ainda que nos debatamos simultaneamente com as desigualdades e os impactos desproporcionados da presente crise climática? Como pode a eliminação de carbono constituir-se, mais do que em mera solução tecnológica neoliberal, num meio de reparar os danos da violência ambiental do passado, ou num modo de restaurar relações em mundos novos mais justos e equitativos? O Coletivo Climático discutirá estas e outras questões urgentes relacionadas com a atual emergência climática.
 
O trabalho de Olúfẹ́mi O. Táíwò explora temas como a tradição radical negra, filosofia contemporânea da linguagem, ciência social contemporânea, filosofia transcendental alemã, pensamento materialista e a história do ativismo e dos pensadores ativistas. Atualmente, Olúfẹ́mi O. Táíwò encontra-se a escrever um livro intitulado Reconsidering Reparations, no qual apresenta um argumento filosófico “construtivo” em favor das compensações ambientais e que sublinha a importância da autodeterminação com base em perspetivas historicamente documentadas sobre justiça distributiva e ambiental. Publica ainda artigos de filosofia pública, explorando, entre outros assuntos, as interseções entre justiça ambiental e colonialismo.
 

Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.