ECOLOGIES OF REPAIR
com Imani Jacqueline Brown e Carolina Caycedo
Coletivo Climático maat
O painel Ecologies of Repair [Ecologias de Reparação], inserido no programa Clima: Emergência > Emergente, junta ao Climate Collective duas artistas que trabalham no nexo do desastre climático, do racismo ambiental e do extrativismo colonial, contra o qual qualquer horizonte reparador deve começar por cultivar a memória coletiva da violência ambiental face às forças contínuas da obliteração e do deslocamento. No caso de Brown, investiga Environmental Racism in Death Alley, Louisiana [O Racismo Ambiental em Death Alley, no Louisiana] (ler mais), revelando uma geografia onde algumas das instalações petroquímicas mais poluentes se sobrepõem e ameaçam deslocar os cemitérios da era das plantações dos historicamente escravizados, materializando uma trajetória de capitalismo racial e tóxico que continua a debilitar fisiologicamente as comunidades maioritariamente negras da linha de vedação na atualidade. O recente trabalho de Caycedo, The Blessings of the Mystery [As Bênçãos do Mistério] (ler mais), realizado em colaboração com David de Rozas, centra-se no Texas Ocidental e nas complexas histórias de colonização, migração e precariedade ecológica da região, examinadas da perspetiva de Juan Mancias, Presidente da Tribo Carrizo/Comecrudo do Texas. A discussão irá trazer ao primeiro plano abordagens estéticas da violência socioambiental, incluindo a visualidade forense, documentários de observação, ecologias negras e indígenas, história oral multigeracional, e políticas de arquivo, bem como perguntar onde é que a exposição crítica poderá abrir uma possibilidade de reparação.
Imani Jacqueline Brown é uma artista, ativista e investigadora de Nova Orleães. O seu trabalho investiga a continuidade do Extrativismo, desde o genocídio colonial dos colonos e da escravatura até à gentrificação contemporânea, produção de combustíveis fósseis, e impunidade da polícia e das empresas. Ao expor as camadas de violência e resistência que constituem os fundamentos da sociedade norte-americana, abre espaço para imaginar um caminho para reparações ecológicas. Entre outras coisas, Imani é atualmente investigadora do Forensic Architecture e investigadora convidada no Center for Research Architecture, onde recebeu o seu mestrado com distinção em 2019.
Carolina Caycedo é uma artista colombiana nascida em Londres, que vive em Los Angeles. Ela participa em movimentos de resistência territorial, economias solidárias e habitação como um direito humano. A prática artística de Carolina tem uma dimensão coletiva na qual performances, desenhos, fotografias e vídeos não são apenas um resultado final, mas sim parte do processo de pesquisa e atuação da artista. O seu trabalho contribui para a construção da memória histórica ambiental como elemento fundamental para a não repetição da violência contra entidades humanas e não humanas, e gera um debate sobre o futuro em relação aos bens comuns, justiça ambiental, transição energética justa e biodiversidade cultural.