Skip to main content
Submitted by nuno.carvalho on
Um programa público experimental participativo, proposto como um exercício aberto de reflexão sobre o papel que as instituições culturais desempenham na sociedade e de prototipagem do museu do futuro.

O maat reabriu!

O maat está aberto ao público com todas as garantias e obrigações que o atual contexto de pandemia exige. O programa maat Mode 2020 continuará a ter uma dimensão online, mas agora, com as portas abertas, é sobretudo nos espaços físicos do museu que se desenrolam as conversas que este programa quer fomentar. Visite-nos!

Todas as informações relevantes estão disponíveis neste website — sobre as exposições na secção On site e sobre o programa de atividades na secção In time. Para não perder pitada, subscreva a nossa newsletter, siga-nos no Instagram, no Facebook, e no nosso novo canal no YouTube.
 

“As instituições culturais devem ser plataformas catalisadoras e ativadoras do discurso que conferem poder ao público para que assuma as suas próprias escolhas através da articulação do debate, da partilha de posições e da formulação de conhecimento. Este é o museu como Fórum Aberto – Palco – Escola.”
(Beatrice Leanza, Diretora Executiva, maat)

O programa do maat para 2020 arranca com uma experiência aberta de prototipagem deste tipo de museu precisamente — maat Mode é um programa público experimental participativo com uma duração de seis meses, incluindo palestras e outros eventos que questionam o papel das instituições culturais na sociedade e antecipam o museu do futuro. Desenvolvido em colaboração com um conjunto variado de profissionais, instituições e grupos comunitários, locais e internacionais, bem como com os curadores e criadores envolvidos nos projetos a apresentar no museu a partir de fevereiro de 2021, o maat Mode dá corpo a um gesto transformativo que redireciona temporariamente o museu no sentido de uma arena cívica polifuncional, onde a vida pública é debatida, examinada, desafiada e possivelmente inspirada a construir um futuro mais inclusivo e paritário.

O maat Mode é ativado através do projeto arquitetónico central, desenhado pelo atelier nova-iorquino SO – IL e intitulado Beeline. Esta ampla intervenção temporária, encomendada especificamente para acolher este programa, ocupa a totalidade do espaço do maat, aproveitando o cais de cargas do edifício para abrir uma segunda entrada temporária voltada para a cidade, para além da entrada original, do lado do rio. De acordo com os arquitetos, “esta transformação, ativa não só novas perspetivas do edifício, como desafia também as hierarquias de espaços implícitas num museu tradicional”. Beeline conduz o público por caminhos elevados, diferentes áreas de apresentação e de trabalho, transformando o museu numa paisagem de encontros e conversas.

O maat Mode apresenta um conjunto de linhas de narrativas concomitantes ao longo de seis meses, cujos tópicos, conteúdos e modos de participação pública são, em simultâneo, testes e um prelúdio da programação futura. As áreas de investigação abordam, entre muitas outras, a ação climática, com especial foco sobre os oceanos e a cultura marítima, e incluem colaborações com instituições culturais e educacionais portuguesas e internacionais. Também serão apresentadas oficinas, filmes, palestras e “escolas”, que irão discutir e explorar vários temas relacionados com a política da sustentabilidade, o conhecimento científico e outras transformações urbanas e sociais que ecoam dentro e para além do contexto português.

Os projetos irão também abordar as Coleções de Arte Portuguesa e de Património Energético da Fundação EDP através de apresentações especiais num sistema reconfigurável de armazenamento de arte e estruturas de exibição, respetivamente, igualmente projetadas pelo atelier SO – IL, com colaborações inéditas com artistas da coleção, oficinas e palestras de especialistas nos campos relevantes. Um programa multifacetado de música, que terá lugar para lá do maat Mode, inclui novas produções e estreias, bem como projetos sonoros novos apresentados nas Sound Capsules — estações áudio dedicadas no interior do museu.

Uma Media Room instalada no interior do museu durante o maat Mode será gerida pela equipa do museu em colaboração com várias entidades de divulgação cultural, comunicação social e universidades.

Leia mais sobre o programa de eventos do maat Mode 2020 na seção In time deste site.

maat Mode 2020
fuchsia
Indicates required field

wrapper

Escolha o seu idioma
Escolha as newsletters que pretende receber
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.