Beeline

Planta de Beeline (2019) por SO – IL
Beeline (2019) de SO – IL, planta.
[mode]
instalações

Beeline
Uma intervenção arquitetónica de SO – IL à escala do museu

Beeline é uma intervenção arquitetónica sem precedentes que foi encomendada ao estúdio nova-iorquino SO – IL, que ocupa a totalidade do edifício do maat. O maior trabalho de arquitetura efémera daquele atelier até à data, Beeline foi concebido para acolher o maat Mode 2020 (27 de março – 13 de setembro de 2020), um programa público experimental participativo de palestras e outros eventos com uma duração de sete meses lançado pela nova diretora do maat, Beatrice Leanza, um projeto que se pretende um exercício aberto de questionamento do papel das instituições culturais na sociedade e de prototipagem do museu do futuro.

Segundo os próprios arquitetos, “Beeline pode servir de estímulo para uma nova consciencialização da nossa perceção do espaço, assim como do tempo. Um percurso adicional disseca o edifício do maat, quer no plano quer na secção. Este atalho liga a entrada do lado do rio diretamente a um novo ponto de acesso virado para a cidade. Este gesto não só transforma o modo como os visitantes entram e sentem o museu, mas liga também a entrada formal a uma nova entrada ‘clandestina’ através do cais de cargas. Deste modo, esta transformação abre não só o edifício a novas perspetivas, como desafia também as hierarquias dos espaços implícitas num museu tradicional, oferecendo flexibilidade a uma organização em constante evolução.”

A intervenção transforma o museu numa paisagem de encontros e conversas, conduzindo o público por caminhos elevados, zonas de palco, cápsulas de som, salas de vídeo e oficinas. Foi desenvolvido um conjunto adicional de outras estratégias de design, que o passarão a integrar os ativos permanentes do museu, nomeadamente um "sistema de armazenamento aberto" que se presta a múltiplas reconfigurações e utilização conforme as necessidades e uma "estrutura de palco móvel", que poderá igualmente ser utilizada confirme os requisitos dos programas em áreas variadas.

Arquitetura
SO – IL (Florian Idenburg, Martina Baratta, Yuanjun Summer Liu)
Engenharia
Clanet e Brito (Edgar Brito)
Construção e montagem
ArtWorks (José Miguel Pinto, Francisca Marques, Valentim Neves)
Apoio técnico
Versátil Partilha, Campus Fundação EDP
Plano de segurança
Paulo Cardoso

Saiba mais sobre o maat Mode 2020 e descubra outros eventos previstos durante a sua instalação consultando os projetos The Peepshow – Artistas da Coleção de Arte Portuguesa da Fundação EDP, Memovolts – Histórias da Coleção de Património Energético Fundação EDP ou Sound Capsules.

Parceria: