The Peepshow

peepshow
[collections]
exposições

The Peepshow
Artistas da Coleção de Arte Portuguesa Fundação EDP

A Coleção de Arte Portuguesa Fundação EDP começou a ser constituída em 2000 com o objetivo de abranger diferentes gerações de artistas portugueses contemporâneos da década de 1960 até à atualidade, bem como várias formas de expressão e criação artística, da pintura e fotografia ao vídeo e instalação. Em constante evolução, a coleção compreende hoje aproximadamente 2.400 obras da autoria de mais de 330 artistas.

Integrado na Beeline, a intervenção arquitetónica que acolhe o programa maat Mode (27 de março13 de setembro de 2020) desenhada pelo estúdio de arquitetura nova-iorquino SO – IL, o espaço do maat apresenta um sistema de armazenamento aberto composto por 15 estruturas portáteis e recombináveis cujo interior pode ser visualizado através de grandes vigias. Dispersas pelo museu, o conjunto do seu conteúdo, que também inclui peças armazenadas pertencentes à coleção, intitula-se The Peepshow, uma visualização intrigante de parte da coleção.

A expressão “peepshow” remonta ao século XV, sendo então usada para descrever pequenos dispositivos no interior dos quais se podia descobrir vários objetos ou pinturas pelo ato de espiar por um pequeno orifício ou através de lupas. Recriando este momento de descoberta através do espreitar, estas estruturas são ocupadas por peças guardadas em volumes vários por entre os quais se expõem pequenas (e provocadoras) instalações de artistas portugueses representados na Coleção de Arte Fundação EDP. Estas apresentações ímpares foram concebidas com a ideia de revelar os modos de trabalho, metodologias e momentos íntimos de criação dos artistas, representando pequenos vislumbres muito pessoais dos seus mundos privados.

Cada uma destas intervenções pretende abordar um lado mais pessoal da prática artística ao longo de dois programas que se desdobram a partir do maat Mode 2020: a série de conversas Lado B e Sem Título – Workshops com Artistas em torno da relação entre arte e realidade.

Artistas
Catarina Botelho, Paulo Brighenti, Tomás Colaço, Luísa Ferreira, Horácio Frutuoso, Mariana Gomes, Pedro Gomes, André Guedes, João Louro, Maria Lusitano, João Ferro Martins, Paulo Mendes, Rodrigo Oliveira, Francisco Vidal, Valter Vinagre

Parceria: