Skip to main content
NUNO DA LUZ: COM RESSONÂNCIA ASSISTIDA
Image
nunodaluz
Image
nunodaluz
Terminou
05/06/2021 - 05/06/2021
Text

Nuno da Luz: (Sessão de escuta) com Ressonância Assistida, 2021
No contexto de Orelhas de Peixe
 

Desenvolvida desde 2014, com Ressonância Assistida é uma série de performances em que o som ambiente da envolvente, em torno do lugar, é amplificado e reproduzido no interior da sala, com o auxílio de microfones ligados em direto a partir do exterior e instrumentação ao vivo. Ondas sonoras em campo aberto são “assistidas” – filtradas e transformadas – pelas propriedades ressonantes de cada sala, ecoando pelas superfícies delimitadas do lugar onde nos reunimos. Nas palavras de Maryanne Amacher: “Tom-do-lugar, experienciado, ouvido através da pele, detetado por sensibilidades inomináveis, e impressão transportada através da pele mesmo quando já não no lugar físico. O tom ao teu redor e contigo. ‘Não gosto do teu tom’, ‘gosto do teu tom’, ‘gosto do tom deste lugar’”.

Nuno da Luz (Lisboa, 1984) é um artista sonoro e editor, com um trabalho que circunscreve tanto o auditivo como o visual na forma de performances, instalações e material impresso, ondulando entre o fabrico de ruído e o fabrico de livros; estes últimos através da editora ATLAS Projectos (em colaboração com Gonçalo Sena). Em 2015, terminou o Programa de Mestrado de Experimentação em Artes e Política, criado pelo filósofo Bruno Latour em Sciences Po, Paris, e fundou o COYOTE – um coletivo interseccional que trabalha em formas impressas, discursivas e experimentais (em colaboração com Tristan Bera, Elida Høeg, Clémence Seurat e Ana Vaz). Desde 2014 que tem vindo a realizar a série de performances ao vivo Ressonância Assistida, mais recentemente em espaços como Appleton [Box] (Lisboa), Matadero (Madrid), CentroCentro (Madrid) e Centro Botín (Santander), onde a ressonância própria de cada espaço e a ambiência envolvente são misturadas com instrumentação ao vivo. Projetos mais recentes incluem as exposições individuais Transverberation (Galeria Vera Cortês, Lisboa, 2019), Poetry as an ecological survival (Galeria Vera Cortês, Lisboa, e Escola das Artes UCP, Porto, ambas em 2019), o seu livro Environments (Lisboa/Berlim, ATLAS Projectos, 2019), e o duplo LP Beasts of Gravity, em colaboração com Joana Escoval (Londres, The Vinyl Factory, 2019).
 


 

Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.