Skip to main content
PEDAGOGIES OF THE SEA
Image
Kathleen Berthus – Noah and the Sea Walnut
Image
Kathleen Berthus – Noah and the Sea Walnut
Terminou
18/06/2021 - 18/06/2021
Text

Pedagogies of the Sea
Programa do 1.º Ano do Mestrado em GEO–DESIGN 

Pedagogies of the Sea [Pedagogias do Mar] é um curso de investigação de design no âmbito do Programa de Mestrado de dois anos em GEO–DESIGN na Design Academy Eindhoven, que aborda o oceano a partir de uma perspetiva ontológica. Utilizando a narração de histórias como método, ao longo de toda uma tarde, os estudantes deste curso irão atuar através de diferentes formatos e meios de comunicação, dando forma a uma exposição performativa e temporária que tem como objetivo decretar formas molhadas, instáveis e personificadas de ligação com o elemento, uma vez que poderia revelar realidades e enredos do mar que permaneceram invisíveis a uma perspetiva meramente centrada na Terra.

Concebido como uma experiência pedagógica, o curso Pedagogies of the Sea explorou como olhar para um hiperobjeto como o oceano pode fomentar a capacidade dos designers de navegar através da ecologia do pensamento a múltiplas escalas, reconhecendo desafios, desigualdades e interdependências que acontecem no mar, ainda representado pela política de mecanismos hierárquicos que sustentaram a ideia cartesiana de navegar como uma forma de exploração – de corpos e recursos humanos e não humanos.

A atuação no maat será composta por apresentações de: Yassine Ben Abdallah, Moe Asari, Felix Bell, Kathleen Berthus, Elsa Casanova Sampé, Gianmarco Ciucciovè, Julien Frédéric Benoit Chaintreau, Connor Cook, Stefano Fusani, Gudrun Eriksen Havsteen-Mikkelsen, Ayla Kekhia, Emmie Massias, Jaykishan Mistry, Claudia Paredes Intriago, Sebastian Quijada Link, Anna Perugini, Gerardo Sandoval Osio, Julia Urreaga Aizarna, Anna Alessia Viggiano e Lorenzo Vitagliano.

GEO–DESIGN é uma plataforma para explorar as forças sociais, económicas, territoriais e geopolíticas que moldam o design atual. O departamento de Mestrado em GEO–DESIGN na Design Academy Eindhoven reconhece o legado da produção industrial como a fonte fundamental da perícia e ação do designer na sociedade contemporânea, ao mesmo tempo que problematiza e aborda a sua contribuição histórica para a instabilidade ambiental e social e a sua incompatibilidade com modelos de futuros sustentáveis ou mesmo de sobrevivência. O departamento de GEO–DESIGN é dirigido pelos Formafantasma (Simone Farresin e Andrea Trimarchi).

Tutores

Formafantasma
O Formafantasma é um estúdio de design baseado na investigação que investiga as forças ecológicas, históricas, políticas e sociais que moldam a disciplina do design nos dias de hoje. Desde a fundação do estúdio em 2009, os italianos Andrea Trimarchi e Simone Farresin têm defendido a necessidade de uma defesa imbuída de valores fundida com o pensamento holístico do design. O seu objetivo é promover uma compreensão mais profunda dos nossos ambientes naturais e construídos, bem como propor intervenções transformadoras através do design e das suas possibilidades materiais, técnicas, sociais e discursivas. A trabalhar a partir do seu estúdio em Amesterdão, nos Países Baixos, a prática engloba um amplo espectro de tipologias e métodos, desde a conceção de produtos até à conceção espacial, planeamento estratégico e consultoria em design. Quer se trate de conceber para o projeto curto de um cliente ou para o desenvolvimento de projetos de iniciativa própria, o estúdio dedica a mesma atenção rigorosa ao contexto, processo e pormenor. O resultado é que toda a carteira do Formafantasma é caracterizada por uma linguagem visual coerente e resultados meticulosamente pesquisados. Para o Formafantasma, este fluxo cruzado de conhecimentos e experiência retirados tanto dos seus contratos comerciais como dos seus projetos mais autónomos beneficiou e informou o respetivo outro. Também lhes deu uma perspetiva única da indústria do design, permitindo-lhes reconhecer o legado da produção industrial como a fonte fundamental da perícia e da ação do designer na sociedade contemporânea, ao mesmo tempo que aborda a sua contribuição histórica para a instabilidade ambiental.

Paolo Patelli
Paolo Patelli manipula a arquitetura, o design e a prática artística. Através de métodos artísticos e muitas vezes em colaboração, envolve-se com as materialidades, cenas e atmosferas nas interseções do espaço e da sociedade, tecnologias e ambientes. É Bolseiro da Akademie Schloss Solitude em 2020/2021. É professor na Design Academy Eindhoven e no Sandberg Instituut. É doutorado pelo Politecnico di Milano.

Angela Rui
Angela Rui é uma curadora e investigadora sediada em Milão que trabalha na teoria e crítica do design. Acredita que o design está posicionado como uma prática crítica que problematiza as formas convencionais de habitar e vivenciar o mundo, e que os designers poderiam operar em domínios que exigem a sua capacidade de traduzir, sensibilizar para e visualizar os desafios e desigualdades, bem como os bens comuns coletivos não reconhecidos atualmente. Entre outros projetos, foi co-curadora de I See That I See What You Don't See no Pavilhão Holandês para a Broken Nature - XXII Triennale di Milano (2019), e de Faraway So Close - a 25ª Bienal de Design de Ljubljana (2017). É a curadora de AQUARIA – Ou a Ilusão de um Mar Fechado, agora em exposição no maat. Atualmente é professora no Programa de Mestrado em Geo–Design – Design Academy Eindhoven, e na NABA (Nuova Accademia di Belle Arti, Milão). É doutorada em Arquitetura de Interiores e Design de Exposições pela Faculdade de Arquitetura do Politecnico di Milano.

Convidado especial

Francisco Laranjo
Designer gráfico e investigador. Doutorado em métodos e crítica de design pela Universidade das Artes de Londres, concluiu o Mestrado de Comunicação Visual na Royal College of Art. Os seus artigos foram publicados na Design Observer, Eye, Creative Review, Grafik, Eye on Design, Público, entre outros. Foi professor assistente e convidado no Sandberg Institute (NL), CalArts (US), Royal College of Art, London College of Communication (UK), Zürich University of the Arts, University of the Arts Bern (Suíça) e orador na University of Applied Arts Vienna (Áustria), University of South Australia (AUS), University of the Arts Split (Croácia), Universidade do Porto, Universidade de Lisboa (Portugal), entre outros. É professor associado na Central Saint Martins, editor da revista Modes of Criticism, co-director do Shared Institute, professor assistente de Design na Universidade Lusófona e director do Center for Other Worlds.

 

Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.