KUDURO-ÁXIS
Luanda, Lisboa & Além
DJ Marfox, Nazar, DJ Znobia
Matriz rítmica nascida em Angola no final do século XX, serviu de veículo para novas ideias instrumentais e de base a vocalistas/MCs de intervenção ou de pura festa e avacalho. Tem sido um dos esteios musicais das migrações africanas para Portugal, e de Portugal para o exterior, com uma inegável capacidade de, pela sua energia frenética, fazer estragos em pistas por todos os continentes. Para esta ocasião, que inclui uma conversa e duas horas de música, foram convocadas três peças essenciais no percurso desta música ao longo das duas últimas décadas.
DJ Znobia é um dos modernistas do kuduro, da batida, e é usualmente considerado como o criador do tarraxo/tarraxinha. Profundo conhecedor das várias músicas angolanas, foi também uma figura amplamente influente no arranque da batida lisboeta.
DJ Marfox, um dos seus discípulos, rapidamente encontrou a sua própria voz e tem sido um verdadeiro padrinho para toda a comunidade, dando outra voz coletiva aos sons feitos nos bairros ao redor de Lisboa, enquanto DJ, produtor e embaixador desta música.
Nazar, de origem angolana, dividiu a sua vida entre a Bélgica, a Inglaterra e o seu país de origem, e é hoje um dos pontas de lança de um kuduro mutante, informado por uma série de outras culturas sonoras, rítmicas e estéticas. Três gerações diferentes encontram-se aqui para traçar um eixo da evolução desta música, as suas alterações e problemáticas.