James Ferraro: Anno 6G CE
James Ferraro, artista norte-americano que esteve no nascimento do que se demonstrou ser uma série de novas correntes estilísticas e de pensamento no campo da música, apresenta uma peça audiovisual encomendada pelo maat. Anno 6G CE apresenta uma leitura — como muitas vezes no trabalho de Ferraro — excecionalmente atualizada, partindo de uma análise de várias camadas da contemporaneidade. O título, Anno 6G CE (Current Era, ou era atual), versa sobre uma nova forma de medição e cronografia, a partir dos sistemas de telecomunicação, que agora se passam a sobrepor a táticas prévias e até agora existentes, de base essencialmente teológica.
James Ferraro trabalha, desde o arranque do século XXI, em visões que, parecendo muitas vezes futuristas, não são mais do que geniais trabalhos de sincretização do tempo presente, numa forma de operar que regularmente chega a esses resultados antes de… toda a gente. Da sua brilhante imaginação brotaram já tantas ideias, que delas se fundaram géneros e estilos com o seu próprio funcionamento socioeconómico paralelo de nicho. Contudo, Ferraro continua a fazer o que sempre fez — pensar, sonhar e produzir de novo. Tem trabalho apresentado em várias editoras importantes de renome — normalmente, quando edita um novo trabalho no mercado discográfico, acaba incluído nas listas das melhores edições do ano — e em vários palcos e museus importantes, para lá do seu percurso em diversos circuitos de apresentação de música atenta ao agora.
Oráculos é uma secção do programa Terra Irada — a decorrer no maat, com curadoria de Pedro Gomes, versando e mostrando músicas comunitárias — que apresenta trabalhos de artistas que, na sua ilha visionária, estão para lá da cultura, ao ponto de sintetizarem várias leituras amplas e heterogéneas sobre a experiência humana, para lá da experiência coletiva — artistas esses que vieram ao mundo para nos ajudar.
Projeção no maat: Beeline, Palco 1
Sexta-feira, 23/10/2020, 16.00 - 19.00
Exibição online: maat ext. Cinema
23/10 – 23/12/2020