Skip to main content
JONAS STAAL: CLIMATE PROPAGANDAS, VIDEO STUDY
Image
jonasstaal
Image
jonasstaal
Terminou
05/10/2021 - 28/11/2021
Text

Jonas Staal
Climate Propagandas, Video Study

A obra Climate Propagandas, Video Study [Propagandas Climáticas, Um Estudo em Vídeo] (2020, vídeo HD, cor, som, 16 min) propõe-se estudar o modo como a crise climática é interpretada e instrumentalizada no contexto de discursos ideológicos diferentes.

Enquanto a propaganda climática liberal defende que o colapso ambiental é da responsabilidade dos indivíduos e não das empresas extrativistas, a propaganda climática libertária considera que a crise climática configura um novo recurso para o geomarketing e a colonização interplanetária. A propaganda climática conspiracionista, por seu turno, afirma que as alterações climáticas não passam de um embuste destinado a impor o controlo das populações, ao passo que a propaganda climática eco-fascista vê nelas uma oportunidade para intensificar o debate racial sobre quem tem o superior direito a sobreviver, ou não, em caso de colapso do ecossistema.

Recorrendo a exemplos da cultura popular e política – dos documentários sobre a Natureza de David Attenborough ao franchise de super-heróis da Marvel –, este estudo em vídeo procura dissecar as realidades conflituantes geradas por cada uma destas abordagens propagandísticas à crise climática.

Jonas Staal, artista visual, aborda no seu trabalho a relação entre arte, propaganda e democracia. É o fundador da organização artística e política New World Summit (2012). Dirige, com Florian Malzacher, o programa de formação Training for the Future (2018–em curso). Lançou, juntamente com o advogado de direitos humanos Jan Fermon, a ação judicial coletiva Collectivize Facebook (2020–em curso). Em conjunto com a escritora e advogada Radha D’Souza, fundou o Court for Intergenerational Climate Crimes (2021). É, juntamente com Laure Prouvost, co-admnistrador do projeto Obscure Union.

Entre várias exposições, salientam-se Art of the Stateless State (Moderna Galerija, Liubliana, 2015), After Europe (State of Concept, Atenas, 2016), The Scottish-European Parliament (CCA, Glasgow, 2018) e Museum as Parliament (com a Administração Autónoma Democrática de Rojava, Van Abbemuseum, Eindhoven, 2018–presente). Os seus projetos têm sido exibidos internacionalmente em espaços como o Stedelijk Museum, Amesterdão, o M_HKA, Antuérpia, o Moderna Museet, em Estocolmo, e o Nam June Paik Art Center, em Seul, bem como na 7.ª Bienal de Berlim, 31.ª Bienal de São Paulo e 12.ª Bienal de Taipei.

O seu trabalho publicado inclui Nosso Lar, Brasília (Jap Sam Books, 2014), Stateless Democracy (co-editado com Dilar Dirik e Renée In der Maur, BAK, 2015), Steve Bannon: A Propaganda Retrospective (Het Nieuwe Instituut, 2018) e Propaganda Art in the 21st Century (The MIT Press, 2019).

Staal concluiu o seu doutoramento em arte da propaganda no Programa PhDArts da Universidade de Leiden, na Holanda.

Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.