Skip to main content
"EU SOU ESPARSA..." #3
Image
buala
Image
buala
Terminou
26/09/2020 - 26/09/2020
Text

“sou esparsa, e a liquidez maciça”*
Gestos de Liberdade

Ciclo BUALA no maat

 

Coisas de lá/Aqui já está sumindo eu: Objetos e Imagens entre Portugal e o Brasil 
Ana Gandum e Daniela Rodrigues 

Entre 2015 e 2017, estas investigadoras manusearam, deslocaram, reproduziram, e desorganizaram souvenirs fotográficos enviados e recebidos por migrantes portugueses entre Portugal e o Brasil até à década de 1970, e objetos que viajaram nas bagagens de portugueses que habitaram o Rio de Janeiro, nas primeiras décadas do século XXI. Ao longo deste processo, realizaram Coisas de lá/Aqui já está sumindo eu — uma instalação visual em torno dessas imagens e objetos —, e produziram um catálogo em forma de livro compósito e manipulável. Nesta sessão, as autoras partem deste dispositivo para suscitar associações inusitadas entre coisas, discursos e imagens. Qual o potencial luminoso e solitário destes fragmentos?

Ana Gandum é artista visual e historiadora.
Daniela Rodrigues é antropóloga e colabora com o CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia.

A Arte sem História: Mulheres e Cultura Artística 
Filipa Lowndes Vicente

Reflexão sobre a forma como a história de arte tem vindo a estudar a prática artística feminina, sobretudo na Europa, entre os séculos XVI e XX. Nesse sentido é também uma história de arte, uma história de como a arte produzida por mulheres foi, durante tanto tempo, ignorada e desvalorizada, ou seja, uma arte sem história. E como, nas últimas décadas, na sequência das abordagens feministas, passou a ser, também, uma arte com história. 

Filipa Lowndes Vicente é historiadora e investigadora do Instituto de Ciências Sociais na Universidade de Lisboa. 

AND Lab — Arte-Pensamento & Políticas da Convivência
Fotografia e ação de Fernanda Eugénio

O AND Lab é uma plataforma de pesquisa que se dedica ao desdobramento contínuo, à transmissão, e à aplicação do Modo Operativo AND (MO_AND), uma metodologia para a investigação experiencial da relação e da reciprocidade, de cunho ético-estético e político. De aplicabilidade transversal às mais diversas áreas – do manejo quotidiano do viver-juntxs à criação colaborativa, das práticas artísticas às práticas de cuidado, do trabalho de mediação ao trabalho de intervenção, do cartografar dos afectos individuais às lutas por transformação e justiça social –, o MO_AND pode sintetizar-se num triplo procedimento: Re-parar, fazer a Reparagem e sustentar a Reparação. O compromisso de praticar os conceitos — tornando-os em ferramentas e devolvendo-os ao uso de uma forma muito direta e no terreno — é o que imprime ao MO_AND o seu carácter ao mesmo tempo singular e amplo. Tem sede em Lisboa e núcleos em Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, e Madrid.

Fernanda Eugénio é antropóloga, artista, investigadora, e docente. Dirige a plataforma AND Lab – Arte-Pensamento e Políticas da Convivência.

Leitura de poemas de Mulher ao Mar (2010) pela própria autora Margarida Vale de Gato.
 

Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.