ESCUTANDO O GELO
com Mohd Farooq Azam e Faiza Ahmad Khan
Neste novo evento do programa Clima: Emergência > Emergente, o Coletivo Climático do maat conta com a presença do glaciólogo Mohd Farooq Azam e da artista-ativista Faiza Ahmad Khan, que entre setembro e outubro de 2021 desenvolveram com Susan Schuppli uma série de atividades locais no glaciar Drang-Drung, na região de Zanskar, nos Himalaias, com o grande objetivo de concertar abordagens científicas e artísticas às alterações climáticas recorrendo a metodologias acústicas e auditivas no âmbito da investigação da criosfera. Através da utilização de várias práticas situadas de “escuta”, o projeto reuniu investigação técnica, experiências locais e conhecimento intergeracional sobre os glaciares. As atividades científicas desenvolvidas incluíram a implantação de um sensor subaquático no lago glacial, bem como a instalação de uma estação de GPS, de uma estação meteorológica e de uma série de estacas de bambu ao longo de uma extensão de 15 km na zona de ablação do glaciar para medição das alterações anuais do seu balanço de massa. Diversas oficinas levaram os habitantes locais ao glaciar para sessões de “escuta profunda”. A instalação em profundidade de vários hidrofones através de fendas glaciais permitiu captar o som de cursos de água subglacial, ouvir o rumorejar do gelo que derrete, o seu ranger subaquático, o estalido das bolhas de ar presas no seu interior. Para uns, o glaciar evocava o som doméstico do chá fervendo; para outros, o zunido de um helicóptero que passa. À conversa com os promotores do projeto, o Coletivo Climático propõe-se explorar questões relacionadas com as interseções entre a investigação científica e a prática artística enquanto parte integrante de uma abordagem mais alargada à ciência do clima, em prol das comunidades afetadas e em conjunto com elas.
— Coletivo Climático: T. J. Demos, Molemo Moiloa, Susan Schuppli e Paulo Tavares
O projeto Listening to Ice é financiado pelo programa Creative Commissions COP26 do British Council.
Mohd Farooq Azam é investigador na área das ciências da Terra nos domínios da glaciologia, hidrologia e alterações climáticas na região dos Himalaias, contribuindo para este projeto com mais de uma década de experiência de campo e conhecimento em teledeteção. O seu trabalho de investigação centra-se na medição e monitorização dos impactos do aquecimento global nos glaciares dos Himalaias. Trabalhou exaustivamente no glaciar Chhota Shigri, na região ocidental dos Himalaias, tendo publicado um importante estudo onde se demonstra que este glaciar constitui uma “referência” para a compreensão do degelo em toda a cordilheira. Concluiu o seu doutoramento em França, trabalhando em simultâneo com as comunidades locais nos glaciares dos Himalaias. Atualmente, o trabalho de Azam incide no glaciar Drang-Drung, área ainda não investigada. A comparação do glaciar mais estudado dos Himalaias com outro que nunca foi objeto de estudo fornece um quadro analítico útil. Na qualidade de assistente de investigação, Azam tomou a dianteira no desenvolvimento das experiências científicas que dão corpo este projeto, organizando a expedição e envolvendo-se ativamente na capacitação dos seus alunos e na partilha do conhecimento local. É professor assistente no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Indiano de Tecnologia em Indore.
Residindo atualmente em Goa, Faiza Ahmad Khan é uma cineasta premiada e investigadora que com Susan Schuppli tem trabalhado no projeto Learning with Ice [Aprendendo com o Gelo], projeto que incluirá oficinas no território ártico canadiano de Nunavut em 2022. No projeto Listening to Ice, Khan assumiu a função de Coordenadora de Projetos Comunitários, concentrando-se particularmente em iniciativas de proximidade como a oficina Deep Listening to Glaciers. Khan é membro da rede Border Ecologies, sediada no Reino Unido.