Skip to main content
CONTRA-ARQUITETURA #4 LÓGICA/ABSURDO
Image
arquitectura
Image
arquitectura
Terminou
07/10/2020 - 07/10/2020
Text

CONTRA-ARQUITETURA #4
RE-CONSTRUIR A REALIDADE

Contra-arquitectura é um projeto de pesquisa colaborativo que se desenvolverá no MAAT entre Setembro de 2020 e Janeiro de 2021 — quatro ações performativas, conferências e conversas de que resultará um livro verde, no ano em que Lisboa é a Capital Verde Europeia, para se ponderar o futuro daquilo a que chamamos “urbanidade”.

Lógica/Absurdo

A organização de cada sociedade revela, no seu modo de percepção da realidade, a lógica daquilo que rejeita por considerar, simplesmente, “impensável”. Assim ficam definidos os limites do que os seus membros podem ou não fazer nas diferentes esferas da vida social. O impensável e o inconcebível são “espontaneamente” rejeitados pela cultura dominante. Por aqui, estabelece-se, também, a amplitude do que é entendido como “diferente”, a partir da generalização das categorias opostas de “lógico” e de “absurdo”. O “racional” é, então, substituído pelo “cultural”. Nas sociedades “tolerantes”, a diferença é considerada uma mera curiosidade. Nas sociedades “intolerantes”, a diferença transforma-se numa “ameaça”. A implicação da Arquitectura neste processo revelar-se-á sempre óbvia e não é, pois, de estranhar que o seu sistema de valores se deixe condicionar por este fenómeno.

 

Sessão #4/4 – Lógica / Absurdo
maat: palco 1 

→ 16.00 
Ação performativa com Teatro Praga: Contra-arquitectura: Lógica/Absurdo (c/ legendas em inglês)
Videoconferência com Lars Lerup: Toxic Ecologies: Urbanization in the Times of a Pandemic (em inglês)

Intervalo

→ 18.00 
Conversa com Ana Pinho, Eduardo Brito-Henriques, Lígia Nunes, Pedro Martins Barata e Sandra Marques Pereira [moderadora] 

 

Organização: efabula (Lucinda Correia, Rosa Matias Baptista, Andreia Páscoa, Sara Reis, Marta Rema, Susana Sequeira)

Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.