CONTRA-ARQUITETURA
RE-CONSTRUIR A REALIDADE
Contra-arquitectura é um projeto de pesquisa colaborativo que se desenvolverá no maat entre Setembro de 2020 e Janeiro de 2021 — quatro ações performativas, quatro conferências e quatro conversas de que resultará um livro verde, no ano em que Lisboa é a Capital Verde Europeia, para se ponderar o futuro daquilo a que chamamos “urbanidade”.
Realidade / Fantasia
As instituições mantêm, como narrativa, uma espécie de ficção do mundo que lhes permite sobreviver numa realidade muito concreta que, paradoxalmente, não corresponde, em rigor, àquela ficção. Isto só é possível porque se gera uma tensão entre aquilo que deveria ser, enquanto projecto, e aquilo que é, enquanto realidade. Este “deveria ser” emerge como representação de um mundo institucional ordenado, dando sentido aos objectivos particulares de cada instituição. O “é” corresponde à realidade crua e nua que a Ciência nos permite descrever, em cada momento. Percebe-se então que aquilo a que chamamos “sentido” é, muitas das vezes, uma construção do poder. O suporte cénico de tudo isto (como quadro, que se torna, alternadamente, estático ou dinâmico) é, sem dúvida, a Arquitectura.
Sessão #1/4 — Realidade / Fantasia
maat: palco 1 e live-streaming
→ 16.00
Ação performativa com Teatro Praga: Contra-arquitectura: Realidade/Fantasia (c/ legendas em inglês)
Videoconferência com Rania Ghosn/Design Earth: “Geostories: Another Architecture for the Environment” (em inglês)
Intervalo
→18.00
Conversa com Miguel Ferreira Mendes, Pedro Matos Soares, Susana Fonseca, Viriato Soromenho-Marques e Alexandra Paio [moderadora] (em português com tradução simultânea em inglês para canal live-streaming)