Consultas sem paredes, para todos, em qualquer lado!
As transformações que atualmente ocorrem em cada um de nós, e que resultam do processo de globalização, refletem-se na nossa relação com o espaço, o tempo e os outros. É necessário tomarmos consciência dessas transformações, que surgem de uma forma muda, aparentemente “natural” e que vão substituindo os antigos dogmas por uma evolução não apenas espacial como mental. O pensamento museológico contemporâneo criou condições para um diálogo, um diálogo a três (museu-obra-espectador) e ainda desmultiplicou o espectador em dois, através da intervenção do terapeuta.
O MAAT oferece as primeiras consultas site-specific num museu. Com estas consultas cria-se uma nova forma de diálogo (museu-obra-espectador-terapeuta) e assim, a relação espectador-museu torna-se um processo de dar sem retorno. Com estas consultas, o diálogo que se estabelece entre as partes torna-se impossível de quantificar: é um diálogo pessoal, multidisciplinar, artístico e terapêutico; um diálogo sem limites.
Este conceito cria uma abordagem que repensa o espaço, a obra, a ação e que coloca o foco no espectador e no terapeuta. Mais do que consultas, o que o Manicómio cria no MAAT é um espaço seguro, confidente e inovador.
– Sandro Resende, fundador do Manicómio
As Consultas sem Paredes são um projeto do Manicómio, agora inserido no “Roteiro para a Saúde Mental” do MAAT. As consultas decorrem nos espaços do museu: nos seus edifícios, jardins ou à beira do Tejo. Pode ir apenas uma vez, ou ter encontros regulares. Aqui o espaço é público, mas ao mesmo tempo privado.
As Consultas sem Paredes trabalham a acessibilidade em três vertentes:
- espaço – todos os espaços públicos e abertos podem ser terapêuticos e locais de encontro para trabalhar o bem-estar;
- direitos humanos – as pessoas estão no centro do projeto, quer como indivíduos, quer como comunidades. Trabalhamos com a diversidade de pessoas, de nacionalidades e outras especificidades, assim como na capacitação e resiliência de comunidades para a construção do seu bem-estar;
- preço – todas as consultas custam 35€ e existe o compromisso em incentivar parcerias que tornem possível a comparticipação deste valor.
O MAAT é o primeiro espaço fora do Manicómio a receber este projeto.
Para mais informações envie um email para consultas.maat@manicomio.pt ou consulte o site do Manicómio.
Manicómio é um espaço de criação artística, com galeria e estúdio de arte com artistas residentes que experienciaram ou experienciam doença mental, num espaço de cowork aberto ao público desde 2018 no Beato, Lisboa. O Manicómio oferece liberdade na prática artística e liberdade na busca do propósito individual, cruzando a arte com a saúde mental e os direitos humanos.