Skip to main content
Category
Eventos
Roteiro para a Saúde Mental
Image
saúde mental, mediação, espaço terapêutico, experimentação, arte, museus
Image
saúde mental, mediação, espaço terapêutico, experimentação, arte, museus
Text

O MAAT associa-se ao Manicómio para pensar o papel dos museus na doença mental e na redução do estigma em torno da doença. Os museus podem ser espaços catalisadores de saúde? Como contribuir para a qualidade de vida e a autonomia das pessoas com doença mental?

O “Roteiro para a Saúde Mental” ocupa vários espaços do MAAT, numa lógica interdisciplinar que cruza a área da saúde com as artes visuais e a arquitetura do museu.

 

Manifesto

O ativismo pelos direitos humanos na saúde mental

 

Este é um manifesto pela saúde mental como valor universal e pela ativação dos direitos humanos na saúde mental. Este é um manifesto pelo bem-estar.
Este é um manifesto que pretende estabelecer uma relação entre a criação artística, os espaços institucionalizados para a sua apresentação e a saúde mental.
Este é um manifesto para a contaminação entre a arte e a saúde mental.

 

Eu sou espaço. Eu sou o espaço que sinto.
Eu sou o que vivo. Eu sou o produto do que me deram e do que tenho. Eu sou o que criei, o que sonhei, o que senti.
Mas não há só passado em mim: há (só) presente e construção de futuro.
Eu sou o espaço que habito.
Este museu é agora o meu espaço de (bem) estar, o meu espaço de (ter) prazer; espaço de interrogação, de provocação, de cura.
Eu somos nós. Somos nós, os outros, os mesmos. Somos todos, tudo!
No MAAT, com o Manicómio, queremos repensar, refazer, reconstruir, transformar. No MAAT não há pessoas pensadas como doentes: há pessoas na arte.
O espaço do museu acolhe a vida. A arte é vida, também. A arte transforma.
A arte é revolução – porque não serve para apaziguar, mas para desafiar. É enfrentando esse desafio que podemos vencer a alienação do quotidiano.
No MAAT, com o Manicómio, ampliamos o conceito de museu como lugar que habitamos e pensamos juntamente com as obras que nele se expõem.
No MAAT, com o Manicómio, estabelecemos a nossa casa, alcançamos um novo conceito de pertença. Começamos com o espaço circunscrito da nossa mente e do nosso corpo e alcançamos um espaço que não tem limites.
Há desrazão na razão que nos oprime. No MAAT rompemos paredes: o museu é uma paisagem (um jardim, uma floresta, um rio, um mar, uma casa, uma cidade) onde caminhamos, um horizonte que buscamos.
O MAAT sou eu, somos nós. Somos nós, os outros, os mesmos. Somos todos, tudo!
No MAAT, com o Manicómio, mente e corpo estão em diálogo com o que nos rodeia. E queremos ampliar o que nos rodeia, queremos harmonizar o ideal e o real, queremos um espaço onde tudo seja exigente, mas onde tudo flua com liberdade.
Queremos um museu que ajude a viver melhor; um museu que evolua connosco e nós com ele.
Um museu constrói-se (desconstrói-se e reconstrói-se) e nós com ele. Um museu é uma obra aberta: preservamos e continuamos a criar a nossa memória e a do planeta.
Juntos, somos o museu.
O museu já não é (só) museu, é humanidade.
O MAAT sou eu, somos nós. Somos nós, os outros, os mesmos. Somos todos, tudo!.

 

Imagina um museu que se preocupa com a tua saúde mental: um museu onde as paredes não são barreiras; um museu mediador, que vai além do que está estabelecido nas suas funções de memória e de transmissão de cultura institucional e enciclopédica.
Imagina um museu onde podes ser o que quiseres: onde, através da criatividade exposta poderás construir e reconstruir os teus próprios pensamentos; um museu onde defines o teu outro futuro e o nosso também.
Imagina um museu onde possas ser e estar: um espaço seguro.
Imagina um museu que faça evoluir o espaço da “cura”: onde cada canto e recanto seja uma possibilidade de reposicionamento do corpo e da mente sem teres que ser classificado como “normal” ou “louco”.
Imagina um museu que ajude a curar sem “normalizar" quem o habita e a ele recorre.
Imagina o MAAT em colaboração com o Manicómio – esse museu existe!

 

Manicómio é um espaço de criação artística, com galeria e estúdio de arte com artistas residentes que experienciaram ou experienciam doença mental, num espaço de cowork aberto ao público desde 2018 no Beato, Lisboa. O Manicómio oferece liberdade na prática artística e na busca do propósito individual, cruzando a arte com a saúde mental e os direitos humanos.

 

 

Schedule
Start Date
End Date
Location

MAAT Gallery

localization-icon
Created with Lunacy
Location

MAAT Gallery

localization-icon
Created with Lunacy
Tickets
Indicates required field

wrapper

Escolha o seu idioma
Escolha as newsletters que pretende receber
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.