Skip to main content
Category
Exposições
Black Ancient Futures
Subtitle/Oneliner
A exposição pode ser visitada no MAAT Central e no MAAT Garden. Parte da exposição, no MAAT Gallery, está encerrada.
Small Description
Curadores: Camila Maissune e João Pinharanda
Image
April Bey
Image
April Bey
Image Credit
April Bey,"We Learned To Love Ourselves Until We Were Full Until We Did Not Need Yours Untill We Realized Our Own Was Enough", 2023
Terminou
18/09/2024 - 17/03/2025
Text

Língua Gestual Portuguesa

 

Black Ancient Futures reúne obras de 11 artistas da diáspora africana, alguns deles apresentados pela primeira vez em Portugal, que, através de diversas linguagens, propõem um vasto conjunto de narrativas e paisagens alternativas ao panorama dominante das artes contemporâneas. A potencialidade alternativa das obras convocadas para esta exposição permite especular sobre a possibilidade de um universo de espaços utópicos favorável a mudanças de pontos de vista, tanto sobre a justiça racial e histórica como sobre a hierarquia e geografia da criação contemporâneas.

 

Baloji, April Bey, Jeannette Ehlers, Lungiswa Gqunta, Evan Ifekoya, Kiluanji Kia Henda, Nolan Oswald Dennis, Gabriel Massan, Jota Mombaça, Sandra Mujinga e Tabita Rezaire são os artistas participantes na exposição.

 

Os trabalhos resultam do cruzamento de características específicas entre culturas e outros espaços geográficos e revelam a energia própria e original do destino viajante da condição africana – de exílio e fixação, forçados pelo contexto esclavagista, ou de migração desejada ou forçada pelas atuais condições de crise global, económica, política e climática –, proporcionando um universo de possibilidades criativas. «São propostas que não ilustram uma corrente ou movimento historicamente definidos e que não se fixam numa leitura ideológica fechada, que convocam técnicas, disciplinas e linguagens diversas, combinando delirantes fantasias formais, cromáticas e sonoras, experiências matéricas, saltos temáticos e temporais, referências diretas a espiritualidades não-ocidentais com o uso ou evocação de tecnologias pós-industriais na criação de narrativas mágicas ou de ficção-científica.» escrevem os curadores Camila Maissune e João Pinharanda no texto da folha de sala que acompanha a exposição.

 

A exposição  pode ser visitada no MAAT Central e no MAAT Garden, onde se encontram obras de Baloji, April Bey, Jeannette Ehlers, Kiluanji Kia Henda, Nolan Oswald Dennis, Jota Mombaça e Sandra Mujinga. Parte da exposição, no MAAT Gallery, está encerrada.

 

 

Mecenas MAAT:

logo vanguard

Patrocinador da exposição:

 

logo inetum

 

Material de Apoio

Guia da exposição Consultar
Remote Video
Indicates required field
Selecione as newsletters que pretende subscrever
Escolha o seu idioma
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.