No ambiente tranquilo e inspirador da exposição Mar Aberto de Nicolas Floc’h, o MAAT propõe uma experiência única e imersiva de meditação guiada. Esta prática de meditação mindfulness convida a parar, relaxar e a abrir os sentidos e curiosidade à arte que nos rodeia. Além da prática de meditação, o participantes terá a oportunidade de aprender algumas estratégias de mindfulness e slow art. Priorizando o bem-estar pessoal, estas estratégias irão ajudar a observar peças de arte de uma forma plena, facilitando o surgimento de novas camadas de significado.
Quando arte e a meditação se fundem surge uma experiência verdadeiramente enriquecedora e transformadora. A prática regular da meditação tem benefícios cientificamente comprovados como a redução do stress, aumento da atenção e foco, melhoria do sono, entre outros. A arte surge naturalmente como um convite para meditar, possibilitando uma forma de autocuidado e de reflexões profundas sobre nós e o mundo ao nosso redor. Meditar com arte é uma maneira poderosa de cultivar a consciência e a conexão, permitindo-nos encontrar beleza, inspiração e significado em cada momento.
“Não é uma coisa, mas uma experiência, uma conversa contínua entre a obra de arte e o espectador.” Arden Reed
Datas: 25/05, 13/07, 24/08/2024, 09.30–10.15
Preço: 15€ | 25% de desconto com Cartão MAAT
Idades: maiores de 12 anos
Materiais: Roupa confortável e tapete Yoga
Idioma: Português
Capacidade: min. 8, max. 20 pessoas
Mário Rodrigues é membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e com especialidade avançada em Neuropsicologia. Tem formação certificada como instrutor em vários programas internacionais de intervenção baseados em Mindfulness, que se aplicam em diversos contextos: arte, ciência, educação, saúde, desporto e organizações. Fundador da Breath By Step, tem como missão promover saúde mental e equilíbrio emocional através da integração de Mindfulness e bem-estar em cada aspeto da vida, onde a arte ocupa um papel de destaque. Como investigador, procura estar integrado em projetos que explorem a aplicabilidade das intervenções baseadas em Mindfulness, assim como intervenções psicológicas/neuropsicológicas em contexto clínico.