JOURNEYS TO THE IN-BETWEEN
Caminhadas especulativas e conversas abertas por Artéria
Journeys to the In-Between consiste em três séries de caminhadas e conversas, que mergulham na chamada Grande Lisboa em busca de zonas de contato imprevistas entre as diferentes realidades urbanas homogeneizadas. Situa-se em lugares concretos, para desestabilizar binarismos que persistem na prática e no discurso relacionado com o espaço urbano, e para refletir sobre noções como centro e periferia, público e privado, caos e ordem.
Journey #03 — Caos e Ordem
A terceira Journey to the In-Between ensaia uma conversa em forma de caminhada ou uma caminhada em forma de conversa. Uma trajetória não-linear desenhada pela palavra e pelos passos, que parte do maat em direção ao Alto da Ajuda. Desta vez, a rota não é predeterminada pelo mapa e não há tempo certo para os passos. O caminho faz-se a cada vez diverso, conduzido pela escuta do som e do espaço, através de uma zona com limites difusos, em busca dos pontos de contato entre diferentes ordens urbanas.
A Journey #3 - Caos e Ordem é um objecto espacial e sonoro, uma conversa com o músico Fernando Ramalho, o geógrafo Luís Mendes, a coreógrafa Sofia Neuparth, e as arquitetas Ana Jara e Flora Paim, para ser escutada em movimento. Condensa o formato das duas edições anteriores numa peça sonora para ser ouvida ao caminhar. Tem como eixo dorsal uma conversa a 5 vozes ativada pela experiência de deslocamento, sugerindo aos participantes que reproduzam o áudio subindo a encosta da Ajuda.
A participação é feita através de compra do bilhete na bilheteria do maat que dará acesso à cartografia impressa com QR codes para as faixas sonoras que acompanham a actividade. A cada 30 min é feita uma rápida introdução pelas curadoras do programa antes do inicio da caminhada.
O programa estará disponível apenas em Português.
Necessário levar os seus próprios headphones.