The Trouble with Palms (repérage)
de Filipa César
The Trouble with Palms (repérage), 2017, de Filipa César, é o segundo trabalho da série de vídeos proposta pelo Coletivo Climático, escolhido por Margarida Mendes e apresentado no maat ext. no âmbito do evento Memória Ambiental.
Mapeando um capítulo do panótico infraestrutural em que vivemos imersos, The Trouble with Palms de Filipa César é uma repérage cinematográfica que reconstitui meticulosamente a presença espectral de uma fábrica de óleo de palma desativada na ilha tropical de Bubaque, na Guiné-Bissau. Numa altura em que se projeta a plantação de monoculturas intensivas para produção de óleo de palma em territórios anteriormente ocupados por Portugal, e onde a prévia soberania militarizou a agricultura através do sistema de plantação, The Trouble with Palms (repérage) recorda-nos do modo como as infraestruturas deixam marcas na terra e no ambiente, configurando uma memória ambiental que perdura nos anos por vir. Esta é também a memória que antigos operários da fábrica e habitantes da cidade evocam, partilhando o seu testemunho oral enquanto prova de uma violência vivida há não muito tempo.
Poderão as palmeiras refratar um futuro diferente da imagem residual imperialista que promovem?
— Margarida Mendes
Filipa César (Portugal, 1975), artista e cineasta, vive e trabalha em Berlim. Estudou na Faculdade de Belas Artes do Porto e Lisboa, na Akademie der Bildenden Künste München e no Mestrado Art in Context da Universität der Künste Berlin. Desde 2021, Filipa César é professora na Merz Akademie, em Estugarda. A sua prática artística aborda os media como um meio para expandir ou expor contranarrativas de resistência ao historicismo e, desde 2011, tem vindo a investigar as origens da imagem militante dos Movimentos de Libertação Africana na Guiné Bissau como um laboratório de resistência às epistemologias colonias. Os filmes e instalações de Filipa César têm sido exibidos internacionalmente em festivais de cinema – como o Forum Expanded / Forum – Berlinale, o IFFR, Rotterdam, o DocLisboa, ou o Cinéma du Réel, Paris – e em contextos de arte contemporânea – como a Tate Modern, Londres, Haus der Kulturen der Welt, Berlim, Jeu de Paume, Paris, MoMA, Nova York, Harvard Art Museums, Boston, Tabakalera, Madrid, entre outros.
Série de Vídeos do Coletivo Climático
Como parte do programa Clima: Emergência > Emergente, a acontecer entre abril e dezembro de 2021, o Coletivo Climático (T. J. Demos, Molemo Moiloa, Susan Schuppli e Paulo Tavares) comissariou uma série de vídeos com exibição online que inclui trabalhos de uma variedade de profissionais locais e internacionais, em torno dos temas abordados pelo coletivo ao longo dos próximos meses. O primeiro trabalho, Reclamation (2018) de Thirza Jeran Cuthand, foi exibido na secção Cinema do maat ext. entre 30/04 e 27/05/2021.