Aberto/Fechado: Diálogos sobre o Pós-global
A globalização tem sido objeto de investigação e de crítica por parte de artistas, designers e arquitetos. À medida que as realidades e a natureza do global se transformam, quais são as implicações dessa transformação no modo como estes profissionais pensam, abordam e realizam o seu trabalho? Nesta série de intercâmbios de 30 minutos, os artistas intervenientes na exposição refletirão sobre a premissa de uma “condição pós-global” em evolução e enquanto contexto para as suas práticas e áreas de investigação. Organizados em pares, explorarão modos de abordagem a subtemas – como os espaços ilícitos, a circulação de objetos e capital e a relação entre factos e ficção – à luz do pós-global.
Três diálogos online/onsite com seus artistas da exposição, com a moderação de Martina Muzi e Aric Chen.
Diálogo 1: Sobre a circulação de objetos e capital
BARD Studio – Rupali Gupte and Prasad Shetty (online)
Moderator: Martina Muzi (on site) and Aric Chen (online)
Diálogo 2: Sobre espaços ilícitos
Rael San Fratello - Ronald Rael and Virginia San Fratello (on site)
Bricklab – Abdulrahman Hisham Gazzaz and Turki Hisham Gazzaz (online)
Moderator: Martina Muzi (on site) and Aric Chen (online)
Diálogo 3: Sobre a relação entre factos e ficção
Jing He (on site)
Liam Young (online)
Moderator: Martina Muzi (on site) and Aric Chen (online)
BARD Studio
Rupali Gupte e Prasad Shetty são dois urbanistas de Mumbai, cofundadores da Escola de Ambiente e Arquitetura e gestores do BARD Studio (f. 2016, Índia). A sua investigação examina o urbanismo indiano, através de escritos, desenhos, instalações, obras em técnicas variadas, curadoria, narração de histórias, ensino, passeios e intervenções espaciais, com foco na arquitetura, cultura urbana, economia urbana, propriedade, habitação, forma urbana e práticas de empreendedorismo e tática.
Rael San Fratello
Rael San Fratello (f. 2002, EUA) é um estúdio de design com sede em Oakland, Califórnia, fundado por Ronald Rael e Virginia San Fratello em 2002. Tendo por base a arquitetura, o seu portefólio reúne técnicas e práticas com materiais de matriz indígena e tradicional, tecnologias de design contemporâneo e a narração de histórias como estratégias para desvendar as complexidades da sociedade contemporânea. Ambos são professores na Universidade da Califórnia, em Berkeley e na Universidade Estadual de San Jose.
Jing He
Sediada na Holanda, Jing He (n. 1984, China) investiga a cultura, a política e as histórias de objetos diários, de modo a criar representações visuais imaginativas através de materiais e suportes Nascida na China, tirou um mestrado na Design Academy Eindhoven e bacharelatos na Gerrit Rietveld Academie e na Academia Central de Belas Artes, Pequim.
Brickbab
Sediado em Jeddah, Bricklab (f. 2015, Arábia Saudita) foi fundado pelos irmãos Abdulrahman e Turki Gazzaz em 2015. O estúdio de arquitetura multidisciplinar concebe o design como um veículo que cruza as diversas redes, social, política, económica e cultural, que constituem de forma implícita o nosso ambiente edificado. O estúdio representou a Arábia Saudita na 16.ª Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2018, naquele que foi o seu primeiro pavilhão nacional.
Liam Young
Liam Young (n. 1979, Austrália) é um arquiteto especulativo e realizador que trabalha nos espaços entre o design, a ficção e futuros. É cofundador do Tomorrows Thoughts Today, um grupo de reflexão sobre futuros urbanos, e do Unknown Fields, um estúdio nómada de investigação. Enquanto construtor de mundos e designer de produção, Liam visualiza as cidades, espaços e adereços dos nossos futuros imaginários para a indústria do entretenimento em Los Angeles, tendo ocupado cargos de professor convidado em Princeton, no MIT, em Cambridge e na SCI Arc, onde dirige atualmente o mestrado em Ficção e Entretenimento.