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ARQUITETURAS CINEMÁTICAS EM GEOGRAFIAS ÁRABES
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Helene Kazan
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Helene Kazan
Terminou
11/05/2021 - 06/09/2021
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Arquiteturas Cinemáticas em Geografias Árabes

Série de palestras online  
Curadoria de Róisín Tapponi
Programa maat x Art Jameel

Arquiteturas Cinemáticas em Geografias Árabes é uma série de palestras disponíveis online, a decorrer no maat ext., sobre o papel da imagem em movimento contemporânea e da produção de espaço. Ancoradas nas contestadas fronteiras da chamada “região árabe”, visam explorar o modo como as geografias humanas, a governança urbana e os ambientes arquitetónicos funcionam in situ. Róisín Tapponi, curadora do ciclo de filmes em programado para responder à obra Tactile Cinema (2021) de Bricklab, no contexto da exposição X não É Um País Pequeno, convida Ala Younis, Nora Akawi e Helene Kazan, autoras de investigações relevantes em arquitetura e cinema, a navegar estes territórios.

Palestra #1
10/05/2021

Batalhas num Património Futuro 
por Ala Younis

As obras de arte em que Saddam Hussein era retratado ocupavam quase todo o piso térreo do Saddam Arts Center, situado a meio da rua Haifa. Também as peças de arte existentes nos palácios de Saddam Hussein e espalhadas um pouco por todo o país replicavam o seu rosto, e talvez tenha sido a presença destas obras nas ruas que, em 2003, convenceu os militares norte-americanos da lealdade dos residentes deste bairro ao regime. As câmaras americanas não só filmaram os ataques dos seus soldados, como deram dos residentes uma única perspetiva – a de terroristas. Esta apresentação procurará identificar as práticas e estratégias monoculturais que estão na base das imagens militares, artísticas e arquitetónicas, bem como o contexto histórico da ideia de fragmentação que subjaz a estes testemunhos.

Nascida no Kuwait, Ala Younis é artista, escritora e curadora. O seu trabalho tem sido apresentado em inúmeras exposições, nomeadamente em mostras individuais em instituições como a Darat al Funun (Jordânia, 2009), a Delfina Foundation (Londres, 2010) e a Fundação MMAG (Jordânia, 2017), bem como em exposições coletivas nas galerias CCS Bard (Nova Iorque, 2017), Akademie der Künste (Berlim, 2017), Museu Guggenheim (Nova Iorque, 2016), Bienal de Veneza (2015), New Museum (Nova Iorque, 2012 e 2014), Bienal de Gwangju (2012) e Bienal de Istambul (2011). Younis foi a curadora responsável pelo primeiro Pavilhão do Kuwait na 55.ª Bienal de Veneza, pelas intervenções do Museum of Manufactured Response to Absence (MoMRtA) na Argélia, Kuwait e Ramallah, e por outras exposições no Egito, França, Jordânia e Emirados Árabes Unidos. É licenciada em Arquitetura pela Universidade da Jordânia e mestre em Culturas Visuais pela Goldsmiths, Universidade de Londres. É ainda membro do Conselho Consultivo do programa Forum Expanded da Berlinale e cofundadora da Kayfa ta, um projeto editorial sem fins lucrativos.

Para ver no maat ext. (em inglês)

Palestra #2
16/06/2021

Enquadramentos de (Des)Responsabilização
por Helene Kazan

Durante a Segunda Guerra Mundial, o primeiro uso massivo de bombardeamentos aéreos foi legitimado através do constructo legal da "necessidade militar". Evidências encontradas em arquivos do governo britânico indiciam estratégias e intervenções neocoloniais durante este período de destruição e desenvolvimento no Líbano, Síria, Palestina, Iraque, Egito e Jordânia. Nesta palestra, Helene Kazan mapeia os efeitos humanos e não-humanos destes planos, na tentativa de responsabilizar e desmantelar a contínua capacidade de violência estrutural da lei. A natureza desenhada desta tecnologia legal é revelada através de uma investigação de descolonização arquivista e cinematográfica dos acontecimentos obscuros ocorridos em 1941, durante a invasão aliada da Síria e do Líbano, à época dominados pela França de Vichy.  

Helene Kazan é artista e escritora. O seu trabalho, à base de pesquisa, investiga o “risco” no Líbano através da análise do direito internacional, da arquitetura e da experiência humana da violência observada e exposta através da moldura do “testemunho poético”. Kazan explora ainda o modo como a violência é percetível na arquitetura e no ambiente vivido e construído, enquanto sensor material de uma condição limite de conflito e capitalismo em evolução integrada. Foi distinguida com o prémio CHASE/AHRC pela sua tese de doutoramento desenvolvida no Centre for Research Architecture da Goldsmiths, University of London. Foi investigadora auxiliar na Forensic Architecture, no Goldsmiths, University of London (2012–2015) e recebeu a Vera List Center Fellowship 2018–2020 pela The New School, Nova Iorque. Kazan é docente na Oxford Brookes University e no Royal College of Art, em Londres.

Palestra #3
Data a anunciar

Residente em Nova Iorque, Nora Akawi é arquiteta e curadora. É diretora do Studio-X Amman, uma plataforma para a promoção da programação, investigação e educação pública em arquitetura no mundo árabe criada pela Escola Superior de Arquitetura, Urbanismo e Conservação do Património (GSAPP) da Universidade de Columbia e pelo Columbia Global Center em Amã. Nora Akawi leciona na GSAPP em áreas ligadas às regiões fronteiriças, deslocações forçadas e contra-mapeamento. Foi co-curadora da exposição do Pavilhão do Barém na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2018 e co-coordenadora das publicações Friday Sermon e The Arab City: Architecture and Representation. É membro do corpo docente do Center for Palestine Studies da Universidade de Columbia e do comité diretor do Sijal Institute for Arabic Language and Culture em Amã. Akawi concluiu a licenciatura em Arquitetura na Palestina, em 2009. Em 2011, obteve o grau de mestre em Práticas Críticas, Curatoriais e Conceptuais em Arquitetura pela Universidade de Columbia.

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