24 Лютого 2022 Року / 24 Fevereiro 2022
O projeto 24 Лютого 2022 Року / 24 Fevereiro 2022, de Júlio Alves e Hugo Barata, é profundamente influenciado pela invasão russa do território ucraniano. É uma reflexão sobre a rememoração constante dos primeiros dias de guerra e das imagens que tanto os media como os intervenientes diretos dela registaram. É um caleidoscópio de imagens recolhidas de diversos canais, do Youtube ao Telegram, que no espaço expositivo se transforma num território de observação. É um testemunho sobre a nossa própria condição, não só de espectadores, mas também, e sobretudo, de testemunhas para o futuro.
"24 Лютого 2022 Року / 24 Fevereiro 2022 de Hugo Barata e Júlio Alves aproxima-se da abstração: a guerra surge na pulsação frenética das luzes e nos sons dos disparos e explosões que se repetem à exaustão contra os céus escurecidos e os perfis recortados das cidades." (excerto do texto escrito por João Pinharanda para o guia de visita)
Hugo Barata (Lisboa, 1978) é artista plástico, expõe e faz curadoria independente desde 2000. É professor e mediador cultural, cruzando a prática artística, a curadoria e a educação. Doutorado em Arte dos Media pela Universidade Lusófona, exerce aí a atividade de docente nas licenciaturas de Design de Comunicação e Comunicação Aplicada, e nos mestrados de Ensino de Artes Visuais e Design de Jogos e Média Jogáveis. É ainda investigador colaborador do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT) e membro integrado no centro de investigação COW - Center for Other Worlds. Dos seus projetos recentes destacam-se Constelações I, II, III (com Ana Rito, Museu Coleção Berardo, 2019–2021), Nella Cohorte di De Chirico (com António Olaio, Colégio das Artes, 2021) e Eating the Table (com Luís Alegre, Colégio das Artes, 2022).
Júlio Alves (Lisboa, 1971) é realizador. A sua filmografia consiste em 18 filmes divididos entre ficção, documental e experimental. Da sua filmografia mais recente destacam-se Diálogo de Sombras (2021), Arte de Morrer Longe (2020), Chantal + Pedro (2020), Sacavém (2019). Todos os seus filmes tiveram estreia nacional e internacional. Realizou ainda filmes publicitários em diferentes mercados europeus. Doutorado em Ciências da Comunicação e mestre em Estudos Cinematográficos, é docente da Universidade Lusófona nas licenciaturas de Cinema e Artes dos Media e Fotografia, e no mestrado Estudos Cinematográficos. É também membro do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT).