Lightopia é uma exposição do Vitra Design Museum, desenvolvida em parceria com Fundação EDP. A exposição esteve patente na sede do Vitra Design Museum, em Weil am Rhein, na Alemanha, no Espace Fondation EDF, em Paris, no Design Museum Gent, na Bélgica, e no MARCO — Museo de Arte Contemporáneo, em Monterrey, México.
Uma narrativa da luz elétrica ao longo dos tempos através de exemplos da sua aplicação e reinvenção nos domínios da arte, do design, da arquitetura e outras disciplinas, Lightopia é pontuada por obras de arte e design que ilustram a relação da arte e do design (e das tecnologias que lhes estão associadas) com a luz, desde as representações primordiais até às tendências mais futuristas.
A exposição, enunciada em quatro partes — Viver em Lightopia; Ícones do desenho e da luz; Cor, espaço e movimento e A luz no futuro —, reuniu mais de 300 obras. Entre as quais, peças emblemáticas provenientes da coleção do Vitra, assinadas por designers como Wilhelm Wagenfeld, Achille Castiglioni, Gino Sarfatti ou Ingo Maurer, bem como obras de artistas contemporâneos reconhecidos, como Carlos Cruz-Diez, Olafur Eliasson, Troika, Chris Fraser, Daan Roosegaarde ou Joris Laarman, entre muitos outros.