Skip to main content
Category
Exposições
José Carlos Teixeira. On Exile
Small Description
Curadores: João Pinharanda e Ana Anacleto
José Carlos Teixeira, On Exile
José Carlos Teixeira, On Exile

Há alguns anos a residir nos E.U.A., José Carlos Teixeira (n. 1977) tem vindo a desenvolver um interessante corpo de trabalho baseado na prática da investigação e da experimentação em arte. Utilizando maioritariamente o vídeo, a instalação, e também o texto e a fotografia, através do recurso a estratégias performativas e/ou participativas (que envolvem a participação e colaboração de terceiros ou de grupos de terceiros), tem vindo a explorar noções de identidade, fronteira, exílio ou deslocamento. Numa obra estética e eticamente engajada com as questões de representação da alteridade, interessa-lhe a edificação de um olhar baseado numa abordagem antropológica que promova o encontro com o Outro, permitindo lhe, neste processo, assumir contributos e colaborações exteriores. Conceitos como a intersubjectividade ou a autoria partilhada estão também presentes na elaboração das suas obras, assumindo estas um compromisso voluntário com o Real, mas simultaneamente assente numa dimensão estética que lhes confere um carácter profundamente político, mas também profundamente poético.

 

A exposição On Exile apresentou, através de um conjunto de obras produzidas entre 2016 e 2017, um olhar reflexivo sobre, por um lado, a doença mental e a depressão e, por outro, a condição de refugiado no contexto atual. O conceito de exílio foi pensado não só numa perspetiva geopolítica, como também foi interpretado metaforicamente. Tendo como referência a linguagem do documentário, os vídeo-ensaios exibidos exploram metodologicamente a entrevista enquanto prática artística e território cinemático, criando espaço para a empatia e permitindo a construção de retratos íntimos e psicológicos.

MAAT Central
MAAT Central
Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.