Xana: LIBER/estruturas para construir
LIBER/ estruturas para construir é o nome da instalação realizada pelo artista visual Xana (1959) nos jardins do maat, no âmbito do dia celebrativo do 10 de junho, no qual será criada a peça 48 artistas, 48 anos de liberdade. Esta peça, pensada para o exterior, é constituída por 500 caixas industriais de plástico que são dispostas em forma de anfiteatro, assemelhando-se a uma ilha encimada por cinco torres, onde estará inscrita a palavra liber (ser livre em latim).
LIBER/ estruturas para construir pretende ser um espaço onde o público integra a obra de arte e contempla a pintura mural 48 artistas, 48 anos de liberdade, que acontece entre as 10.00 e as 22.00 do dia 10 de junho. Nas palavras do artista, este espaço é uma “construção efémera para SENTIR o lugar, para ESTAR, olhar e ouvir os outros, para PENSAR, para CONSTRUIR o nosso mundo: o meu, o teu, o de todos.” Afirmando continuar a “EXPERIMENTAR a LIBERDADE, quotidianamente reinventada por todos os que exercem o poder transformador da criatividade, da ação disruptiva que pode ser ARTE.”
Em LIBER/ estruturas para construir o público é convidado a juntar-se como que numa assembleia e a ser observador, ouvinte, ator e participante desta festa coletiva da liberdade conquistada a 25 de abril de 1974 em Portugal. Após o dia 10 de junho, a peça será transferida para a Praça do Carvão, onde ficará até 10/07/2022.
LIBER/ estruturas para construir, 2022
Caixas de plástico reutilizadas
800 × 600 × 300 cm (aprox.)