Skip to main content
Category
Exposições
PRÉMIO NOVOS ARTISTAS FUNDAÇÃO EDP 2022
Subtitle/Oneliner
14ª edição
Small Description
Curadores: Luís Silva, Luísa Santos e Sara Antónia Matos
Image
pna2022
Image
pna2022
Terminou
05/10/2022 - 06/02/2023
Text

Adriana Proganó, Andreia Santana, Bruno Zhu, Maria Trabulo, René Tavares e Rita Ferreira são os artistas finalistas do Prémio Novos Artistas Fundação EDP. O grupo de artistas participa numa exposição coletiva, a ser apresentada no maat, no âmbito da qual será atribuído o prémio.

 

Mais de 700 candidaturas foram analisadas por um júri de seleção que, nesta 14ª edição, foi composto por Luís Silva, Luísa Santos e Sara Antónia Matos, que serão também responsáveis pela curadoria da exposição. O júri constatou “o enorme mérito e a capacidade de trabalho dos artistas em Portugal.” Apesar da idade não ser critério de elegibilidade, na seleção final “colocou-se o foco numa geração de artistas com menos de 40 anos que se está a afirmar, pela qualidade conceptual e formal, na produção artística nacional e internacional. Ainda que trabalhando a partir de pressupostos formais, materiais e narrativos muito diferentes, a pesquisa dos nomeados 

 

O Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2022 foi atribuído a Adriana Proganó. O júri, constituído por Amanda Carneiro, Luisa Cunha, Marcio Doctors, Ana Rito, Miguel Coutinho e Vera Pinto Pereira, reconhece que o trabalho de Adriana Proganó se destaca pela ousadia, ao produzir algo de inédito dentro da sua própria trajetória em diálogo com os temas e as linguagens a que se tem dedicado. O júri destaca ainda a singularidade desta proposta, que aliando ironia e humor à critica institucional, apresenta um olhar renovado da prática da pintura e do seu prolongamento no campo do objeto.O júri distinguiu a participação de Bruno Zhu com uma menção honrosa. 

 

Instituído em 2000, o Prémio Novos Artistas Fundação EDP é reconhecido como um dos mais significativos no panorama artístico nacional, tendo distinguido desde a primeira edição os artistas Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo, Carlos Bunga, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, João Leonardo, André Romão, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes, Ana Santos, Mariana Silva, Claire de Santa Coloma e Diana Policarpo. Ao longo de duas décadas de história, com dimensão pública crescente, o Prémio Novos Artistas contou com a participação de dezenas de artistas, mapeando a trajetória de sucessivas gerações do universo artístico nacional.

 

Com o apoio:

logo

Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.