MODO DIÁRIOS
Um programa de escrita desenvolvido no contexto do maat Mode 2020
Partindo da diarística enquanto forma de escrita, a iniciativa Modo Diários cria um campo de potencialidades interpretativas no contexto que lhe dá origem: o maat Mode 2020, que consiste num programa de exposições e atividades de natureza pública, experimental e participativa, sob o mote “Prototipar o museu”. É este âmbito que justifica e viabiliza a torção da acepção comum de “diário”, transvertendo o individualizado em coletivo, o privado em público, o singular em plural…
Modo Diários propõe-se como uma experiência coletiva de escrita reflexiva e criativa, abrangente e contínua. O seu caráter experimental permite manter o potencial das atividades em aberto enquanto a experiência se desenvolve — uma margem de manobra que propiciará a criação. Não obstante, algumas finalidades são definidas à partida: entrelaçar a escrita com o momento de prototipagem; abordar através da escrita as áreas, os temas e os tópicos que o novo programa do maat convoca; explorar diferentes usos, métodos e formas de escrita; mobilizar diferentes autores, testando colaborações e potencializando relações futuras; envolver o público numa produção colaborativa de sentido; ativar uma coleção de textos para partilha futura.
A experiência desenvolve-se através de duas vias, uma episódica e outra contínua. A primeira concretiza-se nas Unidades de Trabalho de Escrita: um ciclo de oficinas ou residências conduzidas por entidades que elegem a expressão escrita como medium principal (sejam elas editoras ou periódicos, teóricos ou investigadores), definindo através dela posicionamentos no contexto dos diferentes quadrantes disciplinares. O modo contínuo realiza-se por meio do Diário de Pensamentos e do Repertório de Sentidos — duas propostas de engajamento concebidas para a exploração da articulação da subjetividade e da sua formulação enquanto enunciado público. Nestas, participantes e público são convidados a contribuir para um repositório coletivo de ideias que, potencialmente, servirá diferentes usos (seja como matéria prima para as oficinas ou a sua publicação na futura plataforma editorial do museu, entre outros).
UNIDADES DE TRABALHO DE ESCRITA
Uma Flor Entre os Escombros
Por Miguel-Manso, com a participação de João Manso
No Instagram, canal @umaflorentreosescombros (em português)
23/05/2020 – 22/05/2021
Escrever para um Mundo Substancialmente Alterado
Pela revista It's Freezing in LA!, com as colaborações de Aché Atta-Boateng, Billie Manning, Charlotte Ager, Elizabeth Joyce e Lizzie Roeble
Nicolas Baird, Phoebe Nightingale
No Zoom (em inglês): 13, 20 e 27/06/2020
Unidade de Medida: Um Minuto
Pela editora Dois Dias edições, com a participação de Crista Alfaiate
No Zoom (em português)
11/07, 18/07 e 05/09/2020