Skip to main content
Category
Eventos
METAMORFOSES: ESPELHO, ESPELHO MEU, EXISTE ALGUÉM MAIS BICHO DO QUE EU?
Image
maat oficina fotografia crianças jovens
Image
maat oficina fotografia crianças jovens
Terminou
02/09/2023 - 02/09/2023
Text

Metamorfoses: espelho, espelho meu, existe alguém mais bicho do que eu?  

Workshop de fotografia para crianças e jovens por Sandra Rocha

Sandra Rocha escolhe para abordar com os mais novos a temática das metamorfoses através da realização de fotografias encenadas, pelas quais ela propõe a utilização de espelhos como objeto de transformação. Ao longo do workshop, desenvolvido no âmbito d'O Dia do Bicho, o programa público da exposição Da calma fez-se o vento, os espelhos ganham funções várias: escondem, revelam, iluminam e criam um desdobramento que permitem todas as formas possíveis de experiência onde, algumas, evocam os jogos de aparência (enganosa) típicos do barroco. Mas não se trata apenas de espelhos. Os participantes aprendem a compor uma imagem ou um conjunto de imagens com um ou vários modelos. Antes de registar a imagem há que enquadrar, iluminar, pensar na profundidade de campo e/ou na velocidade que se pretende. Também se trata de interrogar a suposta veracidade da fotografia e brincar com ela. No final, os personagens das fotografias realizadas neste atelier não serão mais que seres fictícios, à espera de recitações que os espetadores vão certamente querer inventar e atribuir-lhes!

Sandra Rocha (Açores, 1974) é licenciada pela UA – Universidade dos Açores e frequentou o curso de fotografia no Ar.Co – Centro de Arte & Comunicação Visual, em Lisboa. Em 2003, cofunda a Kameraphoto (2003–2012), o primeiro coletivo de fotógrafos em Portugal. Em 2008, integra o programa de “Criação e Criatividade Artística” da Fundação Calouste Gulbenkian e integra a galeria açoriana Fonseca Macedo. Em 2013, muda-se para Paris onde, em 2016, publica Le silence des sirènes (Éditions Loco), a sua primeira monografia em França, com um texto assinado por Michel Poivert. No ano seguinte, participa na Commande photographique nationale Regards du Grand Paris, que culmina com a publicação de La vie immédiate (Éditions Loco), livro selecionado em 2018 para o  Prix du livre d’auteur, Rencontres d’Arles. Em 2020 expõe Le moindre souffle no Centre Photographique Île-de-France. Em 2022, abriu o novo programa de mentoria artística da Pernod Ricard, que culminou com a apresentação do projeto Le saut (Rencontres d’Arles, 2022).

Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.