Clouds
João Pimenta Gomes
A Fundação EDP e o maat – museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia apresentam Clouds, uma instalação sonora do artista João Pimenta Gomes na Galeria da Embaixada de Portugal em Berlim.
Clouds é uma composição e instalação sonora especificamente pensada para o espaço da Galeria da Embaixada de Portugal em Berlim (Kunstraum Botschaft). O trabalho parte de uma sequência de ritmos, gravações e samples já existentes do universo da música que, por sua vez, são construídos e desconstruídos numa composição que parece obedecer a uma partitura que só o artista reconhece. É uma exposição sobre música e sobre as suas infinitas possibilidades e mutações no espaço.
A prática do artista conjuga música, vídeo, fotografia, interligando referências maioritariamente ligadas à música. Explora as relações entre espaço, luz e música a partir da manipulação de sintetizadores modulares, imagens e objetos, proporcionando experiências imersivas e um encontro único entre o analógico e o digital, o sensorial e o conceptual.
I change something every time someone else comes in, i change directions. Because the public is a part of the music too; If somebody comes in, the acoustic changes. The music goes all the way around them and then comes back, so i can hear it. – Sun Ra
A instalação sonora será acompanhada por um ciclo de performances que serão realizadas pelo artista, na semana da inauguração.
Este é o sexto ano da parceria entre a Fundação EDP/ MAAT e a Embaixada de Portugal na Alemanha, que apresenta anualmente o trabalho de jovens artistas portugueses na capital alemã, no âmbito do Berlin Gallery Weekend. Depois de mostras individuais de André Romão, Nuno da Luz, Igor Jesus, Ana Guedes e Teatro Praga, a Fundação EDP e a Embaixada de Portugal na Alemanha reforçam o seu apoio à arte contemporânea portuguesa e à sua divulgação internacional.
Biografia do artista
João Pimenta Gomes, nascido em 1989, é um artista visual e músico, que vive e trabalha em Lisboa. Em 2009 ingressou no curso de Som e Produção Musical na Restart - Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias e, mais tarde, no curso de Desenho e Fotografia no ArCo — Centro de Arte e Comunicação Visual. Das exposições que realizou, destacamos Trabalho de Inverno (com Pedro Tropa e Teresa Santos) Galeria Quadrado Azul, Lisboa (2021), A Vida Secreta das Plantas (exposição coletiva com curadoria de Filipa Oliveira) Casa da Cerca, Almada (2021), Micro Ressonâncias, Appleton Box, Lisboa (2020), A Ilha de Calipso (com Pedro Tropa e Teresa Santos), Appleton Garagem, Lisboa (2020) e a peça sonora Canto em parceria com a artista Marilá Dardot que integrou a exposição Interdito na Galeria Filomena Soares, Lisboa (2017).