Inverted Landscapes
Inverted Landscapes é uma performance de André e. Teodósio / Teatro Praga que foi primeiramente apresentada na Galeria Kunstraum Botschaft – Camões Berlim numa coprodução com a Fundação EDP e a Embaixada de Portugal / Camões Berlim. A segunda apresentação será no maat, a 05/10/2021, dia em que o museu celebra o seu quinto aniversário.
Tomando como ponto de partida uma ligação entre Lisboa e Berlim, Inverted Landscapes examina a história de duas figuras das artes performativas portuguesas que trocaram de geografia em busca de um objetivo artístico comum: Ruth Aswin, alemã, que vem dançar para Portugal nos anos 30 do século XX, e Valentim de Barros, que tinha sido seu aluno e foge para Berlim em busca de trabalho e liberdade. Inverted Landscapes é assim uma homenagem ao desenraizamento comum a estes dois históricos artistas de dois países diferentes, bem como uma análise de duas formas de viver que têm mais que ver com a História do que com a geografia.
Uma performance de André e. Teodósio
Performers: Ana Tang, Aurora Pinho e Paulo Pascoal
Exposição: André e. Teodósio / Bruno Bogarim
Figurinos (guarda-roupa): Joana Barrios
Fotografia: Alípio Padilha
Apoio à criação: Cão Solteiro, OPART / Estúdios Victor Córdon
Agradecimentos Dra. Ana Barata, Dra. Andrea Martins, Anísio Franco, Dr. António Laginha / Centro de Dança de Oeiras, Bernardo Rocha, Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian, Cláudia Belchior, Dra. Dalila Correia, Goethe-Institut Portugal, Inês Grosso, João dos Santos Martins, João Pacheco, Jorge Jácome, Junta de Freguesia da Misericórdia, Maria Luísa Carles, Pedro Barateiro, Pedro Faro, Pedro Marques, Rui Lopes Graça, Sandro Resende
Coprodução Teatro Praga, Fundação EDP, Embaixada de Portugal / Camões Berlim