Skip to main content
INFRAESTRUTURA LÍQUIDA
Image
talks
Image
talks
Terminou
03/06/2021 - 04/06/2021
Text

Infraestrutura Líquida 
Mesa-redonda coorganizada com o Centre for Research Architecture da Goldsmiths, Universidade de Londres

Apresentada pela Diretora do Centre for Research Architecture (CRA) Susan Schuppli e por Lorenzo Pezzani, esta mesa-redonda centrar-se-á em discussões em torno das infraestruturas oceânicas, refletindo sobre as políticas de deteção e extração, bem como sobre o potencial do som como meio intermédio para desafiar o nosso entendimento das tensões ecológicas. Entre os convidados de Infraestrutura Líquida encontra-se o antropólogo Stefan Helmreich, o artista Raviv Ganchrow, e o estudante de doutoramento do CRA Mustapha Jundi. Este programa é co-comissariado pelo CRA (Goldsmiths, Universidade de Londres) com a doutoranda e curadora Margarida Mendes, e está aberto ao público em geral.

Programa

03/06/2021

17.00
Introdução à mesa-redonda por Susan Schuppli e Margarida Mendes

17.00–19.00
Ondas Oceânicas, Ciência Oceânica, Meios de Informação Oceânicos
Palestra de Stefan Helmreich

Como é que os oceanógrafos apreendem as ondas do oceano? Esta apresentação baseia-se num trabalho antropológico que desenvolvi junto de cientistas de ondas nos Estados Unidos para argumentar que as considerações dos oceanógrafos sobre as ondas oceânicas foram fortemente influenciadas pelas técnicas, tecnologias e meios de informação - marítimos, fotográficos, filmográficos, teóricos - através dos quais as ondas foram conhecidas. Apresento um relato do trabalho de campo etnográfico que realizei a bordo da Plataforma de Instrumentos Flutuantes (FLIP), uma embarcação de mar gerida pelo Instituto de Oceanografia Scripps, em La Jolla, Califórnia. A FLIP é uma embarcação singular que, uma vez no mar, pode “virar” 90 graus para uma posição vertical - com todos os instrumentos no seu interior a girar de forma correspondente - a fim de se tornar uma plataforma estável, a partir da qual se pode medir a ação das ondas. Passando de uma análise da utilização contemporânea de imagens por infravermelhos e laser para estudar ondas a partir da FLIP, posiciono a plataforma no âmbito de uma história mais antiga da ciência das ondas, voltando à Guerra Fria, quando os projetos de observação oceânica foram condicionados pela expansão marítima americana da era nuclear, particularmente no Pacífico. Viro-me então para o presente recente, à medida que os cientistas deixam de compreender as ondas apenas como uma espécie de infraestrutura para as redes marítimas, mas também como avatares das alterações climáticas antropogénicas.

Stefan Helmreich é professor de Antropologia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. É o autor de Alien Ocean: Voyages Anthropological Voyages in Microbial Seas (2009) e de Sounding the Limits of Life: Essays in the Anthropology of Biology and Beyond (2016). Os seus ensaios apareceram nas publicações Critical Inquiry, Representations, American Anthropologist, The Wire, Cabinet, e Public Culture.

04/06/2021

11.00–13.00
Apresentação de Mustapha Jundi [sessão privada] para estudantes de doutoramento do CAI

15.00–17.00
Refrações de Baleias 
Palestra de Raviv Ganchrow

Como é que os espectros enredam os oceanos e os atrasos das ondas irradiam o espaço? As capacidades dos mamíferos de ouvir e de sondarem debaixo de água emergem de emaranhados de tectónica de placas, aminoácidos, aquecimento global do Eoceno, gorduras acústicas, algas verdes (e vermelhas), cristais piezoelétricos, navegação marítima, exploração de petróleo e gás, comércio marítimo, biologia marinha, vigilância militar e ativismo oceânico. As recentes impressões espacio-materiais das estruturas e habitantes marinhos dependem de uma constelação particular destas três últimas categorias, que se cruzam em técnicas de monitorização da Guerra Fria. Esta palestra segue as marcas de passagem na atenção humana calibrada espectralmente aos oceanos refratários através de agências itinerantes de baleias.

Raviv Ganchrow investiga interdependências de som, localização e audição através de instalações, escrita e do desenvolvimento de tecnologias de transdução. As suas instalações examinam aspetos dependentes do contexto da atenção sonora, tais como infrassons ambientais (Long-Wave Synthesis, Ecologia Escura, Kirkenes e Atos Sonoros, Amesterdão), câmaras anecoicas (Padded Sounds, Instituto Max Planck para a História da Ciência, Berlim) e a materialidade da transmissão rádio (Radio Plays Itself, ORF Kunstradio; Forecast for Shipping, BBC Radio 4; Knallfunken, Deutschlandfunk Kultur). Instalações recentes desenvolvem circuitos in situ condutores de ligações humano-geoelétricas (Agora Circuit, Tuned City / Fundação Cultural Onassis, Ancient Messene e Westhafen Ground-Electric, Singuhr na ZK/U Berlim). Publica, ensina e leciona extensamente sobre os temas do contexto auditivo e da agência sonora e é atualmente membro do corpo docente do Instituto de Sonologia, Universidade das Artes, em Haia.

Apenas em língua inglesa.
 

 

Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.