Skip to main content
Category
Eventos
EXPLORING DEAD BUILDINGS - RUINS OF THE FUTURE
Image
didierfaustino
Image
didierfaustino
Terminou
04/03/2023 - 04/03/2023
Text

Exploring Dead Buildings – Ruins of the Future
[Explorar Edifícios Mortos - Ruínas do Futuro]

A série Exploring Dead Buildings que Didier Fiúza Faustino Faustino tem em curso apresentará um filme rodado em Beirute/Líbano sobre o dilema vibrante entre a existência e a resistência das ruas e comunidades. Esta projeção será seguida de um debate/conversa aberta entre os oradores convidados na qualidade de entrevistados e o público.

Com Didier Fiúza Faustino, Marc Leschelier, Troy Conrad Therrien e moderação de Pelin Tan.

Didier Fiúza Faustino é um artista-arquiteto e diretor do atelier Mésarchitecture, sediado entre Lisboa e Paris. O seu trabalho, assumindo a forma de instalações, esculturas, cenografia, filmes, projetos editoriais, arquitetura temporária ou contruída, transcende as fronteiras da sociedade, do design, da arte e da arquitetura, explorando a relação entre corpo e espaço. A primeira exposição institucional que abrange quase trinta anos da sua prática, com curadoria de Pelin Tan, está agora em exibição no maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (Lisboa), e coincide com o lançamento de Architecture for Disquiet Bodies (Lars Müller Publishers), que nos dá uma visão geral de mais de 25 anos do seu trabalho. Faustino recebeu em 2018 o Prémio Pierre Cardin (Arquitetura) da Academia de Belas Artes/Institut de France e a Medalha de Prata de Arquitetura do Prémio Dejean 2010 da Academia Francesa de Arquitetura, e integra o Le FRENCH DESIGN 100. É representado por Michel Rein Paris/Bruxelas e pela Galeria Filomena Soares, em Lisboa.

Marc Leschelier (1984): vive e trabalha em Paris. O seu trabalho foi recentemente exposto na Sized durante a Frieze Art Fair Los Angeles (2022), na The SkateRoom com Michèle Lamy durante a Art Bruxelles (2022), e no Spazio Maiocchi em Milão (2022). Em colaboração com a Galerie Philippe Gravier, construiu um pavilhão no prestigioso Château de Vez (2022). Marc inaugurou duas construções permanentes em França, no parque de esculturas Piacé le Radieux (2021) e na propriedade privada do Château du Feÿ (2019) em Borgonha. Foram realizadas outras cinco construções efémeras durante exposições ou bienais. Marc participou na Bienal de Arquitetura de Veneza (2021) com um projeto encomendado pelo programa virtual do Pavilhão Italiano. Também participou na Bienal de Arte de Tallinn (2020), inaugurou a sua primeira exposição individual em Viena na Magazin (2020) e expôs na Villa Noailles em Hyères no mesmo ano (2020).

Pelin Tan, socióloga e historiadora de arte turca sedeada na Turquia, tem desempenhado as funções de curadora de exposições, publicações e eventos a nível global, estando atualmente envolvida nos projetos Urgent Pedagogies (IASPIS, Estocolmo) e Cosmological Gardens: Land, Cultivation, Care (CAD+SR, Spoleto). Tan é professora na Universidade de Batman (Turquia), investigadora sénior no Center for Arts, Design and Social Research, em Boston, e investigadora na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Tessália, na Grécia (2020-2026).

Avec la participation et le soutien de l’Institut français du Portugal.
Com o apoio de:
Palmela, Quinta do Quetzal
Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.