Skip to main content
Category
Eventos
E se o autobiográfico não for mais do que a história dos outros a atravessar-nos?
Small Description
Ativação da nova criação de Gabriel Chaile
Image
Gabriel Chaile, BoCA Bienal, maat
Mobile Image
Gabriel Chaile, BoCA Bienal, maat
Image Credit
Vista da instalação "Alcindo" de Gabriel Chaile, MAAT, 2023. Fotografia: Enric Rubio
Terminou
01/10/2023 - 01/10/2023
Text

No âmbito da instalação “E se o autobiográfico não for mais do que a história dos outros a atravessar-nos?”, nova criação do artista visual Gabriel Chaile que homenageia Alcindo Monteiro, na Praça do Carvão do MAAT, acontece no domingo, 1 de outubro, a terceira ativação em parceria com a Lisboa Criola.

 

Às 17h, exibimos o documentário “Alcindo” de Miguel Dores, com a presença do realizador. Um documentário que reflete sobre o racismo, a partir do episódio trágico de 10 de junho de 1995, em Lisboa, em que um grupo de etno-nacionalistas portugueses saiu às ruas do Bairro Alto para espancar pessoas negras – Alcindo Monteiro era uma dessas pessoas e morreu.

 

A sessão continua com um debate – moderado por Paula Cardoso (Afrolink) e com participação de Lúcia Furtado e Flávio ‘LBC Souldjah’ Almada – e termina com a música de Cesária Évora a ressoar pela voz de Rúben Torres.

 

 

Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.