Formação para professores
De abordagem teórico-prática, o curso Isto É Arte fornece as ferramentas para uma melhor compreensão da Arte Moderna e Contemporânea, analisando as suas temáticas principais, tendo em vista a preparação da visita ao Museu, apresentação em aula de conteúdos relacionados com movimentos e práticas artísticas, ou desenvolvimento pessoal e/ou cognitivo.
Programa
Primeira sessão (3 horas)
Apresentação do contexto da emergência dos movimentos de vanguarda do início do século XX, a sua oposição aos modelos clássicos, e seus princípios orientadores. Pretende-se desconstruir noções pouco fundamentadas e pré-conceitos prevalecentes no que toca à produção artística do século XX em diante.
- A Arte Moderna e Contemporânea
- Mudança de Paradigma: Contexto das Vanguardas
- Ideias a (des)construir: “Isto é Arte?”
Segunda sessão (3 horas)
Na segunda sessão propõe-se, através metodologias ativas, propor dinâmicas eficazes para a abordagem destas temáticas, estimulando a curiosidade, o gosto e sentido crítico no contacto com a obra de arte.
- A Relação com a obra de arte: ferramentas para uma leitura
- Bidimensional vs. Tridimensional
- Figuração vs. Abstração
- Orgânico vs. Geométrico
- Objeto vs. Processo
- Produção vs. Apropriação
- Espectador: Observador vs. Participante o Artista vs. Espectador
- Obra aberta vs. Obra fechada
Terceira sessão (3 horas)
Apresentação do programa público e educativo do MAAT, de forma a direcionar a escolha da atividade a realizar tendo em vista os diferentes objetivos, metas curriculares, expectativas e necessidades de cada grupo. Proposta de preparação de uma pequena atividade a realizar com os alunos na sala de aula, depois de uma visita ao museu. A partir de uma obra de arte, direcionar os alunos para um trabalho relacionado com as matérias curriculares da disciplina que leccionam, não só consolidando as aprendizagens adquiridas, como também, dando consequência aos conteúdos trabalhados.
Formador: Patrícia Trindade (formadora com CCP)
Público: professores do Ensino Básico e Secundário, ou a entusiastas que procurem aprofundar as suas competências pessoais.
Duração: 9 horas (3 sessões de 3 horas)
Lotação: 15 pessoas
Idioma: português
Preços: 60€; 40€ Cartão MAAT / Funcionários da EDP/ Estudantes (com identificação)
Ponto de encontro: Bilheteira MAAT
Marcações, informações e esclarecimentos através do email visitar.maat@edp.com
Patrícia Trindade (1980) é curadora independente, formadora, mediadora cultural e produtora de conteúdos. É Mestre em Estudos Curatoriais pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian. Foi diretora artística do projeto DIG DIG: Arte Contemporânea (Lisboa). Coordenou as exposições e o departamento de públicos na Plataforma Revólver para a Arte Contemporânea. Dedica-se à mediação na área das Artes Visuais, colaborando, desde 2005, com diversas instituições museológicas, centros de arte e plataformas independentes, criando atividades e publicações para famílias. É, desde 2019, docente na Escola Profissional da Imagem (EPI).