Num número especial, realizado em parceria com o MAAT, a revista Leonorana trouxe a público um conjunto de conversas publicadas em inglês, no site ext.maat.pt, entre agosto e novembro de 2023. Estas conversas são agora apresentadas em papel, em português e inglês, no número sete da revista.
Para assinalar a conclusão desta parceria e o lançamento da revista impressa, realiza-se no dia 6 de abril uma conversa entre Isabel Carvalho (artista, editora da Leonorana), Susana Caló (filósofa), Andreia Magalhães (curadora, diretora do Centro de Arte Oliva), Márcia Novais (designer da Leonorana), Pedreira (plataforma artística e manifesto coletivo) e Cristiana Vale Pires (psicóloga, membro fundador da Kosmicare), com moderação de Celina Vilas-Boas (psicóloga).
We Care a Lot é um conjunto de seis conversas sobre cuidar, bem-estar e saúde mental, nas quais foi valorizado o cuidado com a saúde mental como uma prioridade na reflexão da cultura contemporânea, onde, em alternativa ao paradigma do cuidado voltado para o indivíduo como uma entidade isolada, se destaca o papel das comunidades onde este se integra e encontra um lugar de acolhimento e pertença. Estas conversas, diálogos a várias vozes, dão a conhecer experiências comunais, de interajuda e de felizes interdependências, ativas no domínio cultural e artístico.
Esta edição especial da Leonorana resulta de um convite do MAAT para desdobrar o tema “cuidar”, já abordado no número 4 da revista, lançado em plena pandemia.
O nome Leonorana vem do livro de Ana Hatherly Um Calculador de Improbabilidades (Quimera, 2001) e a revista é uma homenagem a esta autora, retomando e atualizando o foco central da sua obra, nomeadamente no que diz respeito ao estudo e prática experimental da complementaridade entre as linguagens verbal e visual. Cada número da revista anual aborda um tema diferente, que é definido em diálogo com um editor convidado, com quem são também delineadas a metodologia e a orientação editorial. Estes são propostos aos autores convidados, que aceitam partilhar os seus interesses, processos e trabalhos realizados. O ensaio é o género privilegiado por ser o mais adequado à tradução do pensamento em formação e o que melhor permite empreender abordagens especulativas.
* “We Care a Lot” é uma canção da banda norte-americana Faith No More, lançada em 1985, e é também o título do primeiro álbum de estúdio da banda, surgido no mesmo ano.