Skip to main content
Category
Eventos
We Care a Lot
Subtitle/Oneliner
Conversas sobre cuidar, bem-estar e saúde mental
Small Description
Revista Leonorana no MAAT Extended
Image
Desenho Clara Batalha Isabel Carvalho Leonorana
Mobile Image
Desenho Clara Batalha Isabel Carvalho Leonorana
Image Credit
© Clara Batalha / Isabel Carvalho, 2023
Text

Num número especial, realizado em parceria com o MAAT, a revista Leonorana traz a público um conjunto de conversas – publicadas em inglês no site MAAT Extended entre agosto e novembro de 2023 – que valorizam o cuidado com a saúde mental como prioridade na reflexão em torno da cultura contemporânea. Em alternativa ao paradigma do cuidado centrado no indivíduo como entidade isolada, nele é evidenciado o papel das comunidades onde o indivíduo se integra e encontra um lugar de acolhimento e pertença. Estes diálogos a várias vozes dão a conhecer experiências comunais, de interajuda e de felizes interdependências, ativas nos domínios cultural e artístico.

 

Esta edição especial da Leonorana resulta de um convite do MAAT para desdobrar o tema “cuidar”, já abordado no número 4 da revista, lançado em plena pandemia. Entre 2020 e 2021, a reflexão sobre o ato de “cuidar” mereceu especial atenção da sociedade em geral, que experimentou uma mudança radical nos seus hábitos e costumes. Com efeito, durante a pandemia, muitas pessoas viram-se forçadas a cuidar – de si e dos outros – sem estarem preparadas para isso, e muitas outras viram os seus cuidados interrompidos, nomeadamente devido à quase total concentração dos serviços de saúde pública na situação pandémica. No entanto, apesar do contexto, formaram-se novas comunidades de solidariedade e de interajuda, e outras que já existiam consolidaram-se, encontrando novos meios (presenciais e não presenciais) para se manterem ativamente coesas. 

 

No contexto atual, em que a situação pandémica está controlada e se apregoa um retorno ao “normal”, é particularmente importante não deixar cair o tema, quer para que não se arrisque o esquecimento dos efeitos que a pandemia teve sobre o bem-estar individual e coletivo, quer para que se mantenha o tema presente na discussão pública, dando-lhe o devido destaque, já fora e além de uma situação limite. É com base no pressuposto de que continua a ser pertinente esta reflexão que a ela voltamos, pois não queremos nem podemos retroceder nas preocupações relativas ao “cuidar”. 

 

Contudo, quando agora nos referimos ao “cuidar”, fazemo-lo a pensar na atenção que deve ser dada especificamente à saúde mental – uma das áreas dos cuidados de saúde mais negligenciada durante a pandemia e, porventura, uma das mais afetadas pelo isolamento. Percebendo a extensão e a complexidade da abordagem deste tema na atualidade, o programa editorial We Care a Lot – que foi concebido por Isabel Carvalho e conta com as participações de Susana Caló, Nina Paim, Andreia Magalhães, o coletivo Pedreira e a associação Kosmicare – pretende dar a conhecer formas de viver e de pensar em conjunto, ajudando-nos a perceber como o cuidar da saúde mental implica – positivamente – estar em “relação” com outra/s existência/s, humana/s e não humana/s. Porque em cada comunidade se desenha uma rede de relações que exigem compromissos, e inevitavelmente fomentam codependências, entender-se-á a sua atividade como uma alternativa ao individualismo liberal, que longe de colocar em causa a singularidade de cada pessoa, lhe serve de estímulo ao bem-estar.

 

Conversas publicadas (em inglês)

Symptoms Are the World Speaking, com Susana Caló

It Turned Out Pretty Well, com Nina Paim

A Broader Field, com Andreia Magalhães

 

O nome Leonorana vem do livro de Ana Hatherly Um Calculador de Improbabilidades (Quimera, 2001) e a revista é uma homenagem a esta autora, retomando e atualizando o foco central da sua obra, nomeadamente no que diz respeito ao estudo e prática experimental da complementaridade entre as linguagens verbal e visual. Cada número da revista anual aborda um tema diferente, que é definido em diálogo com um editor convidado, com o qual são também delineadas a metodologia e a orientação editorial. Estes são propostos aos autores convidados, que aceitam partilhar os seus interesses, processos e trabalhos realizados. O ensaio é o género privilegiado por ser o mais adequado à tradução do pensamento em formação e o que melhor permite empreender abordagens especulativas.

 

* “We Care a Lot” é uma canção da banda norte-americana Faith No More, lançada em 1985, e é também o título do primeiro álbum de estúdio da banda, surgido no mesmo ano.

 


 

Schedule
Start Date
End Date
Location
[OFF-SITE]

[OFF-SITE]

Location
[OFF-SITE]

[OFF-SITE]

Tickets
Indicates required field

wrapper

Escolha o seu idioma
Escolha as newsletters que pretende receber
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.