Conservação Perturbadora
ReImaginar a Declaração Universal dos Direitos Mais que Humanos
Qual é o futuro da conservação ecológica? Como podemos nós, não especialistas, cuidar do oceano e de todos os seus habitantes? E que outros tipos de histórias podem ser necessárias realçar?
Conservação Perturbadora: Remapear a AMP das Avencas é o início de um Centro de Interpretação Alternativo para a Área Marinha Protegida (MPA) das Avencas. O projeto foi elaborado para questionar de forma crítica e criativa que papel as instituições culturais podem desempenhar nas iniciativas de conservação ecológica e como o público pode reconsiderar sua responsabilidade e relação com as Áreas Marinhas Protegidas?
No decorrer do workshop, juntos criaremos uma nova forma de expor o centro de interpretação que trabalha para descobrir o futuro do oceano e da forma como o cuidamos. Usando a "Declaração Universal dos Direitos Humanos" como ponto de partida, vamos desvendar o que significa consagrar os direitos e as liberdades de todos os organismos do oceano. Aprenderemos e teremos como ponto de partida ideologias relacionadas com ecologia queer, ficção científica e teoria dos sistemas para adotar uma abordagem ecologicamente interdependente.
O workshop é dirigido a estudantes de pós-graduação e pesquisa em design com interesse em ecologia, design crítico e ficção científica.
Moderadores do workshop: Dani Admiss e Gillian Russell (online) e Craig Jeffcott (on-site).
Para participar no workshop é necessário trazer um caderno de desenho, computador ou tablet.
Ler com antecedência o texto "Queer Ecology" de Timothy Morton (disponível após inscrição).