Skip to main content
COLECIONAR A COMUNICAÇÃO
Image
talks
Image
talks
Terminou
03/07/2021 - 03/07/2021
Text

Colecionar a Comunicação

Todas as cidades são arqueológicas, todas acumulam os restos das formas de comunicação do seu quotidiano debaixo da sua aparência presente. Mas é difícil dar perenidade aos sons, às imagens e às cores de quotidianos passados, e aos ruídos e à cintilação de tecnologias obsoletas. Algumas coleções tentam resgatar estas memórias, esta história natural da mais complexa e artificial aglomeração humana: a cidade. E colecionar a matéria da comunicação é quase sempre acumular coisas feitas para serem substituídas, para desaparecerem, e é muito diferente de colecionar objetos; mas perder esta memória é perder uma parte fundamental das paisagens sonoras e visuais do nosso passado comum. Estas insólitas coleções precisam também umas das outras, dos saberes parciais de cada uma que, juntos, permitem tornar este passado parte integrante do presente, e por isso é tão importante colocar estas coleções em diálogo.
 

Oradores

João Monsanto, finalista em Engenharia pelo Instituto Superior Técnico, tem quarenta anos de experiência de trabalho em agências de publicidade e de meios, nacionais e internacionais, trinta dos quais exercendo funções de CEO. Em 2013 reuniu um conjunto de profissionais veteranos da publicidade para criar a AMUSP – Associação Museu da Publicidade, entidade a que preside, com o objetivo de preservar o património material e imaterial desta área. Apaixonado por banda desenhada, publicidade e cinema, Monsanto tem uma visão storytelling de todos os projetos em que se envolve: "Temos sempre de contar uma história através de uma sequência de experiências que têm necessariamente de ser surpreendentes e onde o principal protagonista tem de ser o utilizador a quem nos dirigimos”.

Sofia Marçal, técnica superior da missão de macau, trabalhando no departamento de acção cultural de março de 1992 a dezembro de 1999. Museóloga e curadora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência desde 2001, onde vem a desenvolver um trabalho de intersecção entre arte e ciência, através de inúmeras exposições, catálogos e conferências. Sofia Marçal, tem um mestrado em Museologia pela Universidade de Évora em 2004. Douturamento em Curadoria pela FBAUL em 2019.Marçal é membro colaborador do CIEBA (Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes) e Secretária da Direção do ICOM Portugal desde Março de 2020.


 

 

Indicates required field

wrapper

Escolha o seu idioma
Escolha as newsletters que pretende receber
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.