O segundo momento de Batu Conversa, contará com a participação de Coletivo Gira, um movimento idealizado por mulheres imigrantes em Portugal, que abordando temas como a representatividade e a resistência cultural, promove a cultura afro-brasileira e a igualdade de género. Tendo como ponto de partida as suas vozes e histórias, sempre ao som do samba, praticam uma luta anti-racista, pela celebração à diversidade e à vida. Sem fronteiras e sem género, mostram que o samba é uma forma poderosa de expressão e resistência.
O concerto coloca em evidência o samba e outros ritmos afro-brasileiros provenientes do samba de terreiro. A sonoridade dos tambores de mão (Ilú e Conga) estão presentes em grande parte dos arranjos criados para cada música, trazendo uma identidade sonora original sem esquecer das raízes.
O grupo é formado por mulheres multi-instrumentistas de diferentes lugares do Brasil e do mundo que trazem as suas singularidades e influências, resultando em uma apresentação singular cheia de força, mas ao mesmo tempo leveza, sem deixar de lado o ativismo e a resistência das mulheres que ainda lutam por mais representatividade dentro do samba.
Duração: 90 min
Lotação: 100 pessoas
Idioma: português
Preço: 15€ | 25% de desconto com Cartão MAAT