Skip to main content
Category
Eventos
Batu Conversa #1 – Tânia Lopes, Gueladjo Sane e Osvaldo Pegudo
Subtitle/Oneliner
A arte da transmissão
Image
concerto comentado
Image
concerto comentado
Image Credit
Fotografia: Joana Linda
Terminou
20/06/2024 - 20/06/2024
Text

As Batu Conversas são conversas-concertos temáticas que procuram refletir o modo como as práticas musical e artística são fundamentais na vida e no fazer do artista brasileiro Ernesto Neto, aspeto particularmente visível na exposição Nosso Barco Tambor Terra, instalação em que a percussão assume um lugar central.

 

Este programa – cujo nome foi pensado pelo próprio Ernesto Neto – procura proporcionar encontros orgânicos, discursivos e musicados entre artistas e teóricos de diferentes contextos, origens e disciplinas. Nestas sessões, os artistas convidados terão a oportunidade de se apresentar e partilhar experiências, através das suas práticas únicas, num ambiente artístico colaborativo. Pretende-se que o contexto tão singular desta obra de arte imersiva estimule trocas artísticas, revelando-se como um significativo convite à interação e ao intercâmbio de ideias.   

 

A primeira Batu Conversa  A arte da transmissão  contará com as participações dos músicos percussionistas Tânia Lopes, curadora dos dois momentos de abertura da exposição no MAAT, Osvaldo Pegudo e Gueladjo Sané, seus mestres professores. Estes artistas contam com um vasto e amplamente reconhecido percurso no mundo da música, carregando consigo experiências únicas e diversificadas na área da percussão. A temática desta primeira Batu Conversa procura refletir, livremente, sobre a importância de um dos mais fundamentais aspetos da criação: a educação artística e a partilha de conhecimento a diversos níveis. Pensando nas profundas e dinâmicas relações entre as figuras do professor/mestre-artista e do seu aluno, esta Batu Conversa convoca as práticas musicais de três artistas professores, as experiências vividas entre si nessa troca de aprendizagens e a celebração única, em forma de concerto, dos processos criativos, artísticos e afetivos que envolvem as suas relações. 

 

Preço: 15€  | 25% de desconto com Cartão MAAT

 

 

Accordion

Gueladjo Sane | Perc. Guiné Bissau: Nascido na Guiné Bissau, a música esteve desde muito cedo presente na sua vida, fazendo parte da sua família há muitas gerações. Filho de pai Djidiu (músico tradicional), cresceu a sentir de perto os sons e a tradição do seu povo. Em 1980, concorre ao lugar de solista principal do Ballet Nacional da Guiné Bissau e, durante 15 anos, levou a música e a dança tradicionais do seu país aos quatro cantos do mundo. Em paralelo, participa noutros projetos musicais de artistas guineenses, realizando concertos na Guiné Bissau e Europa. Em 1997,imigra para Portugal iniciando o seu percurso como artista e professor de percussão tradicional africana de norte a sul de Portugal. Colabora pontualmente com grupos de teatro e trabalha de forma muito regular com projetos sociais no concelho de Oeiras, através da sua ligação, já de longa data, com a Associação Cultural e Juvenil Batoto Yeto Portugal.

Tânia Lopes | Perc. Portugal: Nascida em Lisboa, em 1982, iniciou a sua experiência musical aos 14 anos na área da Percussão Tradicional Portuguesa, na Orquestra Toca Rufar. Em 1999, iniciou sua formação como instrumentista, tendo como professores Gueladjo Sané, Roderick Jackson, Conny Kadia, Éden Moreira, André Gonzalo e Osvaldo Pegudo. A sua formação académica musical passou também pela Academia de Amadores de Música, terminando na Escola Villas Boas – Hot Club de Portugal, onde concluiu o 4º ano do Curso Integral de Percussão Afro-Cubana e o 2º ano em Jazz Bateria. Em 1998, em paralelo, começou também a trabalhar na área do ensino musical como professora de percussão tradicional portuguesa em orquestra e acompanhamento de gaitas de foles. Tem desenvolvido a sua experiência profissional em diferentes formações, tais como: Gaitafolia (2002), Dazkarieh (2002), Tucanas (2006), Transatlantistas com Afonso Pais (2009), Luiz e a Lata (2009), Farra Fanfarra (2009), e ainda acompanhando bandas nos programas “Voz de Portugal” da RTP1 e “Sábado à Luta” da SIC.

 

Osvaldo Pegudo | Perc. América Latina: Músico percussionista cubano a residir em Portugal. Atualmente, é um dos músicos de referência na sua área, repartindo a sua atividade por diversos campos artísticos e pelo ensino, sendo embaixador da marca de instrumentos de percussão MEINL e professor na escola do “Hot Club de Jazz” e na Academia Danças do Mundo, ambas em Lisboa. É diplomado em percussão pela Escuela de Superación Professional Ignácio Cervantes (Havana), na qual foi professor. Realizou várias tournées internacionais: França, Inglaterra, Itália, Mónaco, Espanha, País Basco, México, Cabo Verde. Em Portugal, trabalhou com a “Orquestra Lisboa Latina” e lidera dois grupos – “Ache” e “Grupo Afrocubano IKIRI ADDA” – além de diversos grupos de música cubana. Participa em concertos com músicos de expressão portuguesa, é formador de músicos amadores e profissionais, e de professores de dança, participando em diversos congressos e seminários. Desloca-se regularmente a outros países como professor e assessor de grupos de música afro-cubana.

Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.