Conferência Internacional Arte, Museus e Culturas Digitais
Lisboa, 22 e 23 de abril de 2021
Num tempo em que se amplia e aprofunda o interesse pelo impacto das tecnologias da informação na sociedade contemporânea, a Conferência Internacional sobre Arte, Museus e Culturas Digitais pretende constituir um espaço de debate sobre questões e projetos atuais, numa área de cruzamento entre as práticas artísticas e a esfera institucional, com particular foco nos museus de arte.
O principal objetivo deste encontro é, assim, debater o modo como as tecnologias digitais têm contribuído para a criação de novos territórios e motivado diferentes inovações na produção artística, nas práticas curatoriais e nos espaços museológicos. Por outro lado, e considerando que os sistemas tecnológicos são também uma construção social e cultural, procura-se investigar em que circunstâncias a arte contemporânea e os museus têm formulado novos desafios, abrindo caminho para desenvolvimentos científicos.
Neste sentido, a conferência visa reunir perspetivas artísticas, críticas e científicas diversificadas, dando visibilidade a trabalhos de investigação recentes ou em curso, em vários países e contextos.
Esta conferência é uma colaboração entre o maat — Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia e o Instituto de História da Arte (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa), no âmbito do cluster Arte, Museus e Culturas Digitais.
Chamada de trabalhos
A Conferência Internacional sobre Arte, Museus e Culturas Digitais visa reunir diferentes perspetivas criativas e científicas em torno do cruzamento entre as artes e as tecnologias da informação. Como estão os museus, os curadores e os próprios artistas a responder às oportunidades, mas também aos riscos, da chamada «transformação digital»?
Reconhecendo a complexidade e a pluralidade das culturas digitais, a conferência irá discutir projetos de investigação recentes ou em curso, em diversas geografias e contextos culturais.
Convidamos académicos, investigadores independentes, especialistas em media digitais, curadores e artistas a apresentar propostas para comunicações de 15 minutos, presenciais ou à distância, focando um ou mais dos seguintes tópicos:
— Arte digital e museus: preservação, documentação e exposição
— Historiografia da New Media Art
— Digitalização de coleções e arquivos de arte contemporânea
— A presença dos museus nas redes: representações e narrativas institucionais
— Práticas artísticas e curatoriais em rede
— Obras derivadas e culturas digitais
— Museus virtuais e exposições online
— Arte contemporânea e literacia digital
— Políticas de mediação cultural online
— Tecnologias digitais, acessibilidade e inclusão em museus
— Algoritmos e inteligência artificial em projetos artísticos e museológicos
— Arquitetura para a arte digital: museus, galerias e espaços alternativos
— Realidades híbridas: interfaces artísticos e sobreposição espacial
— Arte, ciência e tecnologia: novos objetos, novas relações e novos problemas
Datas importantes
Data-limite para submissão de resumos: 21 de dezembro de 2020.
Notificação de aceitação de propostas: 25 de janeiro de 2021.
Submissão de artigos completos para publicação: 22 de março de 2021.
Data-limite para inscrição na conferência: 16 de abril de 2021.
Para mais informações
Website da conferência: https://museumdigitalcultures.weebly.com/
Contacto: museumdigitalcultures@gmail.com
Organização: maat — Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia e Instituto de História da Arte (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa)
Instituição parceira: Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa