1.º Webinar Arte, Museus e Culturas Digitais
Uma colaboração maat e IHA/NOVA FCSH
O processo de transição digital nas instituições culturais foi acelerado nos últimos meses. Importa, pois, refletir acerca daquilo que tem sido disponibilizado e da diferença entre a digitalização de obras ou conteúdos existentes em formatos físicos e o desenvolvimento de projetos artísticos e curatoriais especificamente concebidos para meios digitais e em rede.
Num tempo em que o acesso aos espaços físicos foi suspenso, a transferência de algumas atividades museológicas para formatos digitais permitiu manter a comunicação com os habituais visitantes e, simultaneamente, captar novos públicos. Contudo, e paradoxalmente, este processo acentuou as assimetrias geográficas, sociais e culturais no acesso às tecnologias da informação. Segundo o relatório publicado pela UNESCO (maio 2020), durante os primeiros meses da pandemia, verificaram-se enormes disparidades, a nível internacional, na capacidade de resposta das instituições.
Neste contexto, não basta que a maioria dos museus esteja online. É necessário discutir que conteúdos, actividades, instituições e públicos coexistem nestes novos circuitos culturais em rede e que formas de segregação estão a surgir ou a agravar-se. Estas questões são o ponto de partida para o primeiro webinar sobre Arte, Museus e Culturas Digitais, promovido pelo maat e pelo Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa, que antecede a conferência internacional a realizar em abril de 2021.
Coordenação:
Helena Barranha
Professora no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa e Investigadora no Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal.
Joana Simões Henriques
Coordenadora do Serviço Educativo e Programas Públicos do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Lisboa, Portugal.
Programa
15:00 – Apresentação
Helena Barranha e Joana Simões Henriques
15:15 - Os museus de arte e os desafios do digital (debate)
Ana Carvalho
Museóloga e Investigadora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, Portugal.
Emília Ferreira
Historiadora de Arte, Curadora e Autora. Diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, Lisboa. Investigadora no Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal.
Merete Sanderhoff
Curadora e Assessora de Práticas Digitais em Museus, SMK – Statens Museum for Kunst, Copenhaga,
Dinamarca.
Moderadora: Rita Macedo
Professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia e Investigadora no Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal.
16:15 - Intervalo
16:30 - Curadoria de arte digital (debate)
Enrique Salmoiraghi
Gestor Cultural e Curador. Fundador e Diretor do Espacio Byte - Museu de Arte Digital, Argentina.
José Ramón Alcalá
Artista, Curador e Autor. Professor de Arte e Novos Media na Universidade de Castilla-La Mancha, Espanha.
Luís Fernandes
Músico, Artista Sonoro e Programador Cultural. Fundador e Diretor Artístico do Festival Semibreve. Diretor Artístico do gnration e do Index/ Braga Media Arts, Portugal.
Pablo Gobira
Curador, Investigador e Professor na Escola de Belas Artes Guignard, Universidade do Estado de Minas Gerais e na Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.
Moderadora: Elsa Garcia
Jornalista. Fundadora e Diretora da Revista Umbigo e da Plataforma UmbigoLAB, Portugal.
17:30 - Encerramento do Webinar e lançamento do Call for Papers para a Conferência Internacional Arte, Museus e Culturas Digitais a realizar em abril de 2021.
Organização
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Lisboa.
Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa.