AQUARIA — Ou a Ilusão de Um Mar Fechado, vista da exposição, maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (Lisboa), 2021. Fotografia de Pedro Pina.
Descubra, pela voz dos seus protagonistas, tudo o que exposição Aquaria — Ou a Ilusão de Um Mar Fechado nos revela sobre a complexa relação entre os seres humanos e o mundo marinho.
Através de um conjunto de materiais e documentos originais, onze instalações de artistas e designers contemporâneos dão corpo a uma viagem histórica, explorando as origens do aquário enquanto estrutura prototípica com que dominámos e moldámos a nossa relação com o mundo não-humano.
Reserve o seu bilhete aqui.
Narrativa:
Angela Rui, curadora de "Aquaria", explica-nos o trabalho de investigação que sustenta a exposição e a razão por que o aquário poder ser entendido como o precursor do televisor.
Experiência:
A exposição enquanto desconstrução de um aquário: Ippolito Pestellini Laparelli (2050+ studio) reflete sobre os materiais e as estratégias de design que transformam o cenário em plâncton.
Linguagem Visual:
Claude Marzotto e Maia Sambonet, cofundadoras do studio òbelo, mergulham nas subtis ilusões e nuances que inspiraram a construção da identidade gráfica da exposição.